Consultório de Rua inicia 2ª etapa de formação

Iwwa Agência
Publicado 11/11/2010 04:11:45

Atender crianças e adolescentes de Camaçari em situação de risco e vulnerabilidade social, através da atuação de uma equipe multiprofissional. Esta é a proposta do projeto Consultório de Rua, que inicia a 2ª fase de capacitação para agentes públicos.

A oficina acontece nesta quinta (11/11) e sexta-feira (12/11), de 9 às 17h, no auditório do Centro de Vigilância e Planejamento em Saúde.   

A segunda fase do treinamento é voltada para a equipe volante, que irá realizar as intervenções de rua. O grupo é formado por psicólogo, sociólogo, educador social, terapeuta ocupacional, redutor de danos, enfermeira, técnico de enfermagem e motorista.

O primeiro dia de capacitação foi ministrado pela psicóloga e coordenadora do 1° projeto Consultório de Rua, Mirian Gracie Plena, que desenvolveu o projeto no período entre 1999 e 2004, em Salvador.

A consultora relatou a experiência que virou dissertação de mestrado, defendida em 2009.

“Nós começamos um projeto que não tinha referência anterior, então foi um trabalho construído a partir da própria prática e hoje está sendo replicado em vários municípios brasileiros”.

Para a coordenadora da equipe do Consultório de Rua de Camaçari, Alba Borges, essa formação é fundamental porque vai proporcionar a inclusão social.

O Consultório de Rua é uma iniciativa do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Ufba (Cetad). A Secretaria da Saúde (Sesau) é parceira do projeto.

Foto: Nelinho Oliveira

2ª etapa do Consultório de Rua segue até esta sexta -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.