Consultor destaca importância da cidade

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2012 03:09:33

A importância industrial de Camaçari no Estado e a vasta cadeia produtiva foram alguns dos fatores que levaram a Foton Motors do Brasil, representante do maior fabricante de caminhões do mundo, a escolher o Município para implantação de uma fábrica no país.

A escolha também é fruto da relação construída entre Camaçari e a China, em 2006, quando o prefeito Luiz Caetano visitou o país, manteve contato com empresários asiáticos e firmou um Acordo de Cooperação Técnica entre a cidade de Deyang, localizada no sudoeste da China, e Camaçari.

De acordo com o consultor da empresa Foton Motors no Brasil e na China, Wladimir Pomar, a partir destes primeiros contatos foi iniciada uma série de estudos para trazer investimentos chineses à Camaçari. “A China é a maior potência industrial do mundo e tem condições de fazer investimentos pesados nos demais países”, informa.

Inicialmente, a fábrica de Camaçari vai produzir em sistema de SKD (Semi Knock-Down), que envolve a pré-montagem de equipamentos em sub-conjuntos pelo centro de produção. Em seguida, a unidade inicia o sistema de CKD (Completely Knock-Down), que são conjuntos de partes de automóveis criados para posterior montagem dos veículos.

Visto a ampla cadeia produtiva, que envolve uma vasta rede de fornecedores instalada no Município em virtude do Complexo Automobilístico da Ford, a Foton encontrou em Camaçari fatores estruturais fundamentais para a instalação de uma fábrica e possível atração de novos fornecedores.

Wladimir Pomar ainda destacou a localização privilegiada de Camaçari. “Inserida no Nordeste, uma das regiões do país que tem apresentado maior crescimento econômico, a cidade se torna um excelente ponto estratégico para negócios”, declara.

O consultor esteve no Município nesta sexta-feira (14/09), em reunião com o secretário de Relações Institucionais do Município, Djalma Machado, na Cidade do Saber.

Foton Motors

Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade fabril da Foton Motors do Brasil em Camaçari vai ocupar uma área de um milhão de metros quadrados. A previsão é de que até 2017 a fábrica vai gerar sete mil empregos diretos e indiretos. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Secretário Djalama Machado com o consultor da Foton -

Mais Notícias

Horto Florestal promove plantio simbólico de margaridas em alusão ao 18 de maio

Horto Florestal promove plantio simbólico de margaridas em alusão a...

Música e artes visuais são destaques da Agenda Cultural

Música e artes visuais são destaques da Agenda Cultural

Camaçari sedia o Norte-Nordeste Brasil de Futebol de Amputados neste fim de semana

Camaçari sedia o Norte-Nordeste Brasil de Futebol de Amputados nest...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.