Consultor destaca importância da cidade

Iwwa Agência
Publicado 14/09/2012 03:09:33

A importância industrial de Camaçari no Estado e a vasta cadeia produtiva foram alguns dos fatores que levaram a Foton Motors do Brasil, representante do maior fabricante de caminhões do mundo, a escolher o Município para implantação de uma fábrica no país.

A escolha também é fruto da relação construída entre Camaçari e a China, em 2006, quando o prefeito Luiz Caetano visitou o país, manteve contato com empresários asiáticos e firmou um Acordo de Cooperação Técnica entre a cidade de Deyang, localizada no sudoeste da China, e Camaçari.

De acordo com o consultor da empresa Foton Motors no Brasil e na China, Wladimir Pomar, a partir destes primeiros contatos foi iniciada uma série de estudos para trazer investimentos chineses à Camaçari. “A China é a maior potência industrial do mundo e tem condições de fazer investimentos pesados nos demais países”, informa.

Inicialmente, a fábrica de Camaçari vai produzir em sistema de SKD (Semi Knock-Down), que envolve a pré-montagem de equipamentos em sub-conjuntos pelo centro de produção. Em seguida, a unidade inicia o sistema de CKD (Completely Knock-Down), que são conjuntos de partes de automóveis criados para posterior montagem dos veículos.

Visto a ampla cadeia produtiva, que envolve uma vasta rede de fornecedores instalada no Município em virtude do Complexo Automobilístico da Ford, a Foton encontrou em Camaçari fatores estruturais fundamentais para a instalação de uma fábrica e possível atração de novos fornecedores.

Wladimir Pomar ainda destacou a localização privilegiada de Camaçari. “Inserida no Nordeste, uma das regiões do país que tem apresentado maior crescimento econômico, a cidade se torna um excelente ponto estratégico para negócios”, declara.

O consultor esteve no Município nesta sexta-feira (14/09), em reunião com o secretário de Relações Institucionais do Município, Djalma Machado, na Cidade do Saber.

Foton Motors

Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade fabril da Foton Motors do Brasil em Camaçari vai ocupar uma área de um milhão de metros quadrados. A previsão é de que até 2017 a fábrica vai gerar sete mil empregos diretos e indiretos. 

 

Foto: Nelinho Oliveira

Secretário Djalama Machado com o consultor da Foton -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.