Consulta Pública discute projeto da Via Parque

ASCOM BOT
Publicado 22/07/2008 01:07:30

O projeto de pavimentação da Via Parque será debatido em consulta pública, na próxima quinta-feira (31/07), às 9h, na Associação Beneficiente de Jauá. O estudo a ser apresentado à população obedece determinação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antigo CRA, e não agride a flora e fauna existentes na região.

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o projeto sugere pavimentação em paralelepípedo, barreira física no acesso às dunas, acessos para passagem de animais, pontes nos locais de bifurcação com a lagoa, córregos e áreas úmidas, sistema de drenagem, redutores de velocidade, além de tratamento paisagístico das margens, com recomposição da vegetação local.

A estrada, com aproximadamente 2,6 quilômetros, ainda será totalmente iluminada, ganhará ciclovia, passeio, sinalização adequada e duas portarias de acesso com fiscalização constante.

De acordo com o estudo, não será permitida a circulação de caminhões e veículos pesados. O setor de engenharia da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) está fazendo levantamento para definir a velocidade máxima permitida na pista.

A Via Parque existe há mais de 10 anos. Hoje é uma das principais opções de acesso para moradores dos vários loteamentos da região de Jauá e Vila de Abrantes. A pista corta dunas e lagoas, por isso é considerada área de preservação ambiental.

Participam representantes das associações de moradores e das secretarias municipais como Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Gestão (Seplan), de Infra-Estrutura (Seinfra).

Também participam da consulta pública, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Ministério Público, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá), Área de Preservação Ambiental (Apa) e da Polícia Militar

Foto: Marina Silva

Projeto não agride a flora e fauna existentes na região -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de Janeiro de 2021

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio municipal

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio munic...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.