O secretário Extraordinário de Relações Internacionais de Camaçari, Raimundo Blumetti, acompanhou, nesta quinta-feira (29/03), o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Dennis Hearne, em uma visita de cortesia à planta fabril do Complexo Ford em Camaçari.
Na oportunidade, o secretário convidou o representante do governo norte- americano para, no futuro, firmar parcerias para desenvolver atividades educativas no Município, a exemplo do curso de idioma gratuito que beneficiará jovens do bairro Calabar, em Salvador.
Em seguida, o cônsul-geral dos EUA assistiu a uma breve apresentação institucional da Ford e conheceu a área de montagem final dos veículos da empresa. Dennis Hearne ficou impressionado com a capacidade de produção e a importância da fábrica para a economia do Município.
Em breve, a planta da Ford contará com a primeira fábrica de motores do Nordeste, “o que vai gerar ainda mais empregos para a população do Município”, disse Raimundo Blumetti. A ampliação representa um investimento de R$ 400 milhões.
FORD CAMAÇARI
Instalada em Camaçari desde 2001, a Ford ocupa uma área de 4,7 milhões de metros quadrados e conta com 8.535 funcionários, sendo 90% moradores de Camaçari e Dias D’Ávila.
De acordo com o gerente-geral da Ford Camaçari, Cícero Melo, a unidade do Município tem capacidade para produzir 200 mil veículos por ano. “Em 2011, foram fabricados 197.841 carros. Entre os modelos produzidos estão o Fiesta Hatch, Fiesta Sedan e o Ecosport”, informou.