Construção de um shopping center inicia mais uma etapa de novos investimentos

Iwwa Agência
Publicado 07/04/2011 12:04:05

Nos últimos seis anos, Camaçari entrou em um ritmo acelerado de crescimento. Graças a este crescimento, o Município conseguiu atrair novos empreendimentos que irão contribuir significativamente para o desenvolvimento da cidade e consolidar o Município como um centro de comércio e serviços da Região Metropolitana.

Mais de dez empreendimentos foram anunciados por um consórcio de empresas que está investindo no Município, quarta-feira (09/04). O pacote inclui a construção de um shopping center, um hotel e uma nova via de acesso à cidade, que ligará a avenida Jorge Amado a Via Parafuso.

Além disso, será implantada uma concessionária de automóveis, um posto de combustível, um supermercado atacadista, torres empresariais, edifícios residenciais de até 20 andares, escola particular e uma clínica de pronto atendimento, tudo em uma área de 540 mil metros quadrados.

De acordo com Eduardo Farina, gerente do Grupo Cornélio Brennand, estão sendo realizados estudos para a construção do hotel, do shopping e do planejamento urbano. A previsão é que os estudos fiquem prontos em 60 dias e as obras do shopping sejam iniciadas em setembro deste ano. Ainda segundo o gerente, o shopping deve ser inaugurado no Natal de 2012 e, até a copa de 2014, estarão construídos o hotel e a nova via. Os demais empreendimentos ainda não têm prazo para começar.

Contente por ver o Município crescer a cada dia, o prefeito Luiz Caetano salientou que Camaçari é a cidade das oportunidades e que agora vai “explodir em desenvolvimento”. Caetano aproveitou para solicitar que os empreendedores locais também participem do desenvolvimento do Município.

O prefeito observou ainda que Camaçari evoluiu consideravelmente nos últimos tempos e, com isso, tem atraído cerca de 10 mil pessoas, por ano, de diversos estados do Brasil. “Fizemos fortes investimentos na infraestrutura, saúde e educação do Município. Com isso, a economia também cresceu em ritmo acelerado”, observou ao citar os avanços da cidade.

Dentre as melhorias realizadas em Camaçari estão a construção da rede de esgoto, que está em fase de conclusão, o boom imobiliário que o Município atravessa e a expansão no setor industrial, com a atração de empresas como a Alstom, Casas Bahia, o Grupo Martins, além da ampliação da Braskem, Ford e Continental.

O desenvolvimento de Camaçari, aliado à demanda crescente por residências e serviços, fez com que o Grupo Cornélio Brennand, proprietário há mais de 30 anos do terreno onde serão construídos os empreendimentos, resolvesse investir no Município, segundo o gerente do grupo, Eduardo Farina.

Para concretizar o investimento, o grupo pretende interagir com a comunidade e com a Prefeitura. “Tudo que está dando certo na cidade pretendemos trazer para o nosso empreendimento”, anunciou Farina. Segundo ele, serão aproveitados os mosaicos em paredes realizados pelos idosos do Conviver (Centro de Convivência de Idosos) de Camaçari, assim como as ações nas áreas de esporte, lazer e turismo. Quanto à geração de empregos, ele anunciou que vai buscar o apoio do CIAT (Centro de Integração e Apoio do Trabalhador).  

SHOPPING

Previsto para ser inaugurado até dezembro do próximo ano, o shopping center será construído na Avenida Jorge Amado e deve representar investimento na ordem de R$ 270 milhões. A estimativa é de que o novo empreendimento gere cerca de 1.200 empregos diretos.

Construído com base nas premissas da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o shopping terá três lojas âncoras, incluindo um supermercado varejista, além de salas de cinema, praça de alimentação e lojas de variados setores.

PRESENÇAS

A apresentação do Projeto de Desenvolvimento Urbano para Camaçari realizada pelo consórcio de empresas que vai investir no Município foi prestigiado pelos secretários municipais da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, de Governo, Francisco Franco, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, da Cultura, Vital Vasconcelos, e do Esporte e Lazer, Vital Sampaio.

Também marcaram presença o superintendente da STT, Anderson Santos, a Ouvidora Municipal, Léa Prado, a diretora geral da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, a vereadora Carmem (PTB) e líderes de partidos políticos.

Os setores da indústria e comércio foram representados pelo presidente da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Pedro Failla e a presidente do Sincomcam (Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região), Juranildes Melo.

O consórcio que vai investir em Camaçari é composto pelo grupo Cornélio Brennand, proprietário do terreno, assim como a Chuí Engenharia, Prime Engenharia, RCA Empreendimentos Imobiliários, Villa Nova Empreendimentos Imobiliários e EPP Empreendimentos Imobiliários Construções e Participações.

Slideshow | 3 fotos

Construção de um shopping center inicia mais uma etapa de novos investimentos

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.