Camaçari vai ampliar os cursos de qualificação profissional com a Cidade Técnico Universitária. A primeira unidade a se instalar no local é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), antigo Cefet.
O termo de cessão de uso de bem imóvel, que libera a área pública, foi assinado segunda-feira (20/07), pelo prefeito Luiz Caetano. A previsão é de que as obras comecem em agosto.
O projeto municipal ainda prevê a construção de outras escolas técnicas e de ensino superior. O terreno, localizado no Espaço Alpha, próximo ao Hospital Geral de Camaçari (HGC), é de 500 mil metros quadrados.
A área cedida ao IFBA tem 33.814 metros quadrados. O termo de cessão de uso tem vigência de 20 anos.
De acordo com o diretor-geral do campus de Camaçari, Affonso Alves Filho, o instituto aguardava apenas a liberação da área para construir a sede e proporcionar mais conforto e segurança aos cerca de 500 estudantes.
Atualmente, o IFBA funciona no antigo Laboratório de Tecnologia Automotiva (LTA), no Centro. São oferecidos cursos de eletro-técnica e técnico em informática. Com a nova sede, o instituto terá capacidade de ampliar a oferta de cursos, garante o diretor do campus de Camaçari.
Segundo Caetano, é parte da política do governo investir na qualificação profissional da população. Fico satisfeito em contribuir com a descentralização de importantes unidades de ensino tecnológico, gerando oportunidade para um maior número de pessoas, conclui.