Construção da fábrica inicia em outubro

Iwwa Agência
Publicado 04/09/2012 03:09:15

A assinatura do termo de compromisso que garante a instalação da primeira planta da Jac Motors no Brasil, em Camaçari, foi bastante comemorada pelo prefeito Luiz Caetano. O documento foi assinado na manhã desta terça-feira (04/09), na sala da diretoria da Cidade do Saber.

A previsão é de que as obras de terraplanagem, que marcam o começo da construção, sejam iniciadas em outubro, logo após a aprovação da Medida Provisória 563/12, que reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A votação no Senado está prevista para ocorrer até o final do mês.

O prefeito Caetano classifica a vinda da montadora chinesa de veículos como um momento importante para o Município. “A chegada da Jac Motors fomenta o desenvolvimento econômico de Camaçari, amplia o setor automotivo da cidade e diversifica a variedade de segmentos do Polo Industrial”.

Ainda segundo o gestor municipal, o treinamento dos profissionais que irão trabalhar na montadora será oferecido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Jac Motors. A previsão é de que sejam gerados 13.500 postos de trabalho diretos e indiretos. A expectativa é de que 80% dos empregos gerados sejam aproveitados por moradores do Município e cidades vizinhas.

De acordo com o diretor operacional da Jac Motors, Marcos Donizetti, a localização, o notável desenvolvimento de Camaçari e a existência do Polo Industrial foram fatores determinantes para a escolha do Município para instalação da unidade. Ele ainda revelou que a montadora “realiza fortes negociações para atrair empresas do ramo de autopeças para Camaçari, juntamente com a Jac”.

O projeto da Jac Motors contempla, além da fábrica, a construção de um Centro de Distribuição e de uma escola de Ensino Médio com capacidade para atender até 5 mil alunos em tempo integral, esta última, será construída no intuito de fortalecer o vínculo social com a população.

O secretário da Fazenda, Paulo Cezar Gomes, informou que a administração municipal vai formar um grupo gestor para acompanhar o processo de abertura, implantação e mecanismos de controle operacional da fábrica, incluindo os critérios de capacitação e treinamento de mão de obra e a concessão de licenças.

Durante a reunião, o secretário da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), Djalma Machado, avaliou que a chegada da Jac Motors em Camaçari consolida o segmento automotivo no Nordeste e consequentemente na Bahia.

Implantada em um terreno de 5 milhões de metros quadrados, com previsão para 200 mil metros quadrados de área construída, a unidade da Jac Motors em Camaçari fabricará 120 mil veículos por ano.

Também participaram do encontro, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortes, e o gerente fiscal da montadora, Gilberto Vilela.

 

 

Slideshow | 5 fotos

Construção da fábrica inicia em outubro

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Medicamentos

Sesau abre consulta pública para revisão da Relação Municipal de Me...

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Inema promove curso de meliponicultura no Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.