O compromisso com a saúde em Camaçari é levado a sério pela administração municipal. O governo tem realizado transformações significativas no setor no intuito de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores da sede, orla e zona rural do Município.
Para incrementar ainda mais o atendimento oferecido à comunidade, a Prefeitura inicia em 90 dias a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tipo 1, em Arembepe.
Arembepe já dispõe de uma UPA que, atualmente divide a estrutura física com a UBS (Unidade Básica da Família). No entanto, a obra prevê a construção de uma estrutura mais ampla e independente. A unidade vai funcionar 24 horas e terá capacidade para atender a demanda diária de aproximadamente 150 pessoas de Arembepe e região.
Inicialmente, a UPA tipo 1 vai contar com dois médicos urgentistas, por plantão, capacitados para atender situações de urgência que envolvam todas as faixas etárias. A equipe de profissionais será composta ainda por enfermeiro, técnicos de enfermagem e de laboratório, equipe administrativa, auxiliares de limpeza e vigilantes.
A estrutura da unidade contará com recepção, consultórios, sala para pequenas cirurgias, sala semi-intensiva, voltado para pacientes em estado grave e sete leitos dispostos nas salas de observação e de recuperação.
Autorizada pelo governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), a obra será iniciada após a conclusão do processo licitatório que ira definir a empresa responsável pela construção da UPA.
Com a conclusão das obras da UPA da Gleba A, Camaçari passará a contar com duas unidades do Tipo 2, sendo uma delas a do Nova Aliança. Além disso, o Município possui quatro UPAS do Tipo 1, localizadas em Arembepe, Vila de Abrantes, Monte Gordo e na Gleba B.

Arembepe ganhará uma UPA tipo 1 -