Consocial é tema de reunião

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2012 05:01:29

Representantes da administração municipal de Camaçari, de conselhos de políticas públicas e da sociedade civil se reuniram nesta segunda-feira (16/01) para discutirem os detalhes da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Camaçari (Consocial), a ser realizada na Cidade do Saber, nos dias 23 e 24 deste mês.

No encontro, a Controladoria Geral de Camaçari, responsável pela organização do evento, apresentou o que é a conferência e os integrantes da Comissão Municipal (COMU), responsável pela coordenação da Consocial. Na oportunidade, foi realizada ainda a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.

Para Sumaia Campos, controladora geral do Município, a realização da Consocial representa um avanço para a sociedade. “Os instrumentos de controle e transparências existentes não permitem que o cidadão se pronuncie e, com as conferências, a sociedade tem a oportunidade de participar da gestão pública ao apresentar propostas que possam melhorar a vida do cidadão”.

A 1ª Consocial de Camaçari vai eleger delegados e 20 propostas a serem apresentadas na etapa estadual, marcada para ocorrer em Salvador, nos dias 29 e 30 março. A etapa estadual é preparatória para a Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília. 

A Conferência Nacional é promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) e as propostas e diretrizes aprovadas na 1ª Consocial serão utilizadas na criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Sócial. Há ainda a possibilidade de que as propostas sejam transformadas em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo componha agendas de governo nos âmbitos municipal, estadual ou nacional.

Foto: Nelinho Oliveira

Os participantes aprovaram o regimento da Consocial -

Mais Notícias

Setur trabalha com foco no fortalecimento do Turismo

Setur trabalha com foco no fortalecimento do Turismo

Campanha de multivacinação segue até o dia 29 de outubro

Campanha de multivacinação segue até o dia 29 de outubro

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

Praças de Arembepe recebem serviços de manutenção

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.