Representantes da administração municipal de Camaçari, de conselhos de políticas públicas e da sociedade civil se reuniram nesta segunda-feira (16/01) para discutirem os detalhes da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social de Camaçari (Consocial), a ser realizada na Cidade do Saber, nos dias 23 e 24 deste mês.
No encontro, a Controladoria Geral de Camaçari, responsável pela organização do evento, apresentou o que é a conferência e os integrantes da Comissão Municipal (COMU), responsável pela coordenação da Consocial. Na oportunidade, foi realizada ainda a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.
Para Sumaia Campos, controladora geral do Município, a realização da Consocial representa um avanço para a sociedade. “Os instrumentos de controle e transparências existentes não permitem que o cidadão se pronuncie e, com as conferências, a sociedade tem a oportunidade de participar da gestão pública ao apresentar propostas que possam melhorar a vida do cidadão”.
A 1ª Consocial de Camaçari vai eleger delegados e 20 propostas a serem apresentadas na etapa estadual, marcada para ocorrer em Salvador, nos dias 29 e 30 março. A etapa estadual é preparatória para a Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília.
A Conferência Nacional é promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) e as propostas e diretrizes aprovadas na 1ª Consocial serão utilizadas na criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Sócial. Há ainda a possibilidade de que as propostas sejam transformadas em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo componha agendas de governo nos âmbitos municipal, estadual ou nacional.

Os participantes aprovaram o regimento da Consocial -