Conselhos sociais conhecem novo projeto do Peti

Iwwa Agência
Publicado 04/08/2009 02:08:09

Os conselhos sociais de Camaçari conheceram segunda-feira (03/08), no auditório três da Cidade do Saber, o novo projeto pedagógico-administrativo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), apresentado pelo Instituto Professor Raymundo Pinheiro, novo gestor do programa do Município.

O objetivo da nova proposta é tornar o programa ainda mais eficaz e estimular as crianças para que continuem no programa e se afastem de qualquer situação de trabalho. Todas as atividades têm como foco principal a satisfação e o bem-estar dos jovens, além da integração entre todos os agentes responsáveis pelo sucesso do projeto, família e comunidade e governo municipal.

As cerca de 1.200 crianças e adolescentes atendidas pelo Peti, vão contar com uma sistemática ainda mais atraente, com um cardápio alimentar balanceado, com comidas nutritivas e saborosas. A criação de um uniforme confortável e crachás de identificação é outra novidade mostrada na reunião.

Os pontos onde acontecem as atividades socioeducativas também foram contemplados na proposta, e vão passar por uma manutenção nas instalações, em especial as cozinhas e banheiros. As unidades mais carentes de reformas serão priorizadas.

Para fomentar o novo projeto de gestão do Peti, alunos, comunidade e familiares foram ouvidos, o que contribuiu para elaborar planos de ações com mais qualidade. As ações pedagógicas desenvolvidas pelo instituto vão apresentar conceitos como ética, cidadania, educação ambiental, saúde, auto-estima e motivação. O objetivo é potencializar os saberes existentes nas comunidades.

Atividades lúdicas, como jogos educativos, dança e brincadeiras de roda também fazem parte do cronograma da criançada nos turnos opostos ao ensino regular. A intenção é estimular a criação de valores como companheirismo, a assumir responsabilidades, a respeitar os direitos dos outros, e obedecer a regras.

O desempenho escolar é uma das preocupações da nova proposta pedagógica, por isso as crianças do Peti também vão contar com reforço. A pretensão do Instituto Professor Raymundo Pinheiro é fazer das escolas grandes parceiros, e contribuir para que os alunos melhorem o desempenho.

Entre as ações apresentadas pela equipe do Instituto está ainda a capacitação dos instrutores e a realização de encontros mensais para a elaboração dos planos de aulas e projetos educativos. Visita mensal aos pontos onde são desenvolvidas as atividades é uma das ferramentas utilizadas para acompanhar a funcionalidade do projeto e a receptividade das crianças.

Foto: Agnaldo Silva

Diretora da Cidade do Saber apresenta as mudanças -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.