Conselheiros municipais e coordenadores de Segurança Alimentar e Nutricional de Camaçari, se reúnem na próxima segunda-feira (18/05), às 14h, no Camelódromo, para avaliar os projetos Cozinha Comunitária e Modernização do Banco de Alimentos, inscritos nos editais 2009 do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Aprovados pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Camaçari (COMSEA), os projetos serão encaminhados pela coordenação juntamente com a ata de aprovação do conselho e demais documentos exigidos pelos editais e entregues ao representante do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SINCOV) do Município.
Os projetos selecionados pelo MDS serão financiados em mais de 90% pelo governo federal, ficando a diferença como contrapartida do Município. De acordo com a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Marinês Martins, com a aquisição dos recursos federais, o Banco de Alimentos ampliará o número de entidades sociais beneficiadas. Hoje são 27 instituições contempladas.
A coordenadora acrescenta também que diminuirá o número de pessoas em situação de vulnerabilidade, além de melhorar a qualidade de vida da população através da Cozinha Comunitária, uma vez que o projeto vai oferecer comidas saudáveis, a preços populares. Ela lembra ainda, que com os cursos realizados pela Cozinha Comunitária dão autonomia profissional aos capacitados.