A Prefeitura de Camaçari apóia e incentiva a criação de Conselhos Locais de Saúde, no intuito de democratizar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS) no Município. A primeira reunião para discutir a formação da entidade foi realizada com as equipes da USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Phoc 3.
O conselho terá 32 membros entre titulares e suplentes, divididos em 16 representantes da comunidade e 16 da unidade de saúde. O encontro de mobilização com os moradores do bairro será realizado no dia 11 de junho.
Segundo o secretário da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, os conselhos permitem que a comunidade faça um controle social, além de dar maior transparência às ações da Sesau. A proposta é de que todas as unidades de saúde contem com a colaboração de um Conselho Local no próximo ano.
A medida atende a decisão do prefeito Caetano, que acredita que quanto mais o gestor público ouvir a comunidade, menos erros comete, esclarece Camilo Pinto.
Até setembro, a expectativa é de que o Município tenha, ao menos, 19 conselhos. Atualmente, Camaçari tem cinco conselhos formados, dois com os membros eleitos e cinco em processo de eleição.
Segundo a agente comunitária de saúde, Patrícia Ribas, 37 anos, a criação da entidade vai promover uma integração maior entre a comunidade e a unidade de saúde.
Já para o médico Luciano Cunha, a iniciativa contribui ainda mais para a democratização do acesso dos usuários à rede de atendimento.
O Ministério da Saúde orienta que os municípios criem os conselhos locais, mas a decisão fica a cargo do administrador público. Democrático, o governo municipal resolveu seguir a orientação da esfera federal.
Além dos Conselhos Locais, há o Conselho Municipal de Saúde. Ao primeiro, compete a fiscalização, planejamento e acompanhamento das ações do posto de saúde. Já o segundo tem caráter deliberativo e trata o assunto de forma ampla. Toda política de saúde da cidade precisa da aprovação do Conselho Municipal.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (25/05), a equipe da Sesau realiza encontro de mobilização com os profissionais de saúde e a comunidade atendida na UBS de Vila de Abrantes, a partir das 14h. Quarta-feira (26/05), no mesmo horário, será feita a eleição da chapa dos profissionais da USF do bairro 2 de Julho, que vai compor o Conselho.
Quinta-feira (27/05) haverá a eleição dos representantes dos trabalhadores e da comunidade que irão compor o Conselho Local de Saúde da USF de Cajazeiras de Abrantes e, na sexta-feira (28/05), é a vez de definir os representantes que vão integrar o Conselho de Saúde da USF do Parque Verde.
As duas eleições estão marcadas para as 14h. Os conselheiros locais de saúde passarão por capacitação.

A primeira reunião foi com as equipes da USF do Phoc 3 -