O modo de governar da administração municipal, voltado principalmente para o bem-estar do cidadão, é o grande responsável pela implantação de políticas públicas voltadas à área social em Camaçari.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (26/08), pela presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Adriana Marques, durante a abertura da 4ª Conferência Municipal da Assistência Social, no Teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
Durante a abertura, o prefeito Luiz Caetano disse ser este o momento de apresentar resultados e verificar o que pode ser melhorado na área social. Ele acrescentou que Camaçari possui diversas ações voltadas para a inclusão da população, como o Bolsa Família, Mulher Cidadã, os Cras Casa da Família e a Cidade do Saber, um marco do governo.
Com o tema central Participação e controle social no Suas (Sistema Único da Assistência Social), a Conferência acontece até quinta-feira (27/08), quando serão realizadas oficinas temáticas, plenária e a eleição de delegados para a conferência estadual.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, o evento é uma ocasião importante para o Município, pois discute as políticas públicas e formula diretrizes para as conferências estadual e nacional.
Ela acrescentou que Camaçari é modelo para diversas cidades, graças às iniciativas realizadas, adotando uma postura de política estruturante e não assistencialista.
Anualmente, o Município investe mais de R$ 7 milhões no segmento e tem merecido reconhecimento nacional, a exemplo do prêmio Destaque Nacional em Responsabilidade Social, recebido no último dia 14.
Em 2005, Camaçari possuía apenas 2,5 mil Bolsas Famílias e um cadastro com mais de 11 mil nomes. Hoje, após recadastramento minucioso, o Município tem 16 mil beneficiados. Caetano afirmou que o número reflete a preocupação do governo com a camada mais carente da população. De janeiro a julho deste ano, mais de R$ 8 milhões entraram na cidade através do benefício, o que fortalece a economia local.
A abertura do evento contou com a apresentação da palestrante Deusina Lopes da Cunha, assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que falou sobre o Suas, a importância das ações de assistência social e das conferências municipais.
Entre os presentes no evento, os deputados estaduais Yulo Oiticica e Bira Coroa, as representantes do Conselho Regional de Assistência Social, Jucileide Nascimento, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Nádia Campos, vereadores, secretários municipais, técnicos e usuários do Suas.