Conselho é empossado

Iwwa Agência
Publicado 26/02/2014 03:02:06

A posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, realizada na manhã desta quarta-feira (26/02), marca uma nova era para os segmentos da agricultura e da pesca de Camaçari. 

Os 17 membros titulares e os respectivos suplentes empossados representam o poder público e a sociedade civil organizada, a exemplo de cooperativas ou associações ligadas à pesca e à agricultura, sindicato dos trabalhadores rurais e articuladores do colegiado do território metropolitano, conforme determina as leis que regulamentam os planos nacional e estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Durante a posse, o prefeito Ademar Delgado falou sobre as dificuldades vividas pelas famílias que tiram o sustento da agricultura e da pesca. Ele declarou que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário assumirá o papel de elo entre os profissionais e a administração municipal. “A partir da criação e posse do Conselho, estamos ainda mais preparados para criar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável destes segmentos, buscando a inclusão e a valorização dessas pessoas e do trabalho desenvolvido por elas”.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando Ferreira, o Conselho tem caráter construtivo e deliberativo e vai tratar de assuntos relacionados à política de desenvolvimento rural, da agricultura e da pesca no Município, assim como irá estabelecer ações que possam contribuir para o aumento da produção agrícola e pesqueira, ao buscar a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas neste tipo de produção.

Na oportunidade, aconteceu a leitura da ata de posse dos membros do Conselho para o biênio 2014/2015, seguida da assinatura dos conselheiros e suplentes.

Ao Conselho compete acompanhar e fiscalizar a aplicação dos investimentos oriundos de convênios entre o Município e os governos estadual e federal e dessa forma beneficiar agricultores e pescadores, ao estabelecer uma ligação direta com o governo.

Os representantes dos segmentos da agricultura e da pesca, Pedro Jesus Souza, presidente da Produaçú (Associação de Produtores Rurais e Agricultura Familiar do Assentamento Açu da Capivara) e Ajax Tavares, presidente da Colônia de Pescadores Z14, em Arembepe, respectivamente, foram unânimes em declarar que este é um momento histórico para as pessoas que vivem destas atividades, pois fortalece a agricultura, além de favorecer a pesca.

A próxima ação do Conselho será a realização de uma reunião ordinária, com data a ser marcada, para a escolha da mesa diretora e elaboração do regimento interno. A pauta prioritária é a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Segov (Secretaria de Governo) e contou com as presenças da vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, da presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Camaçari, Osmarina Batista, e do assessor especial da Segov (Secretaria do Governo), Carlos Silveira. Do Poder Legislativo estavam presentes os vereadores Patrícia Oliveira (PT), Wilton de Ferrinho (SDD), Jackson Josué (SDD) e Marcelino Filho (PT). Estiveram presentes também o gerente Geral do Banco do Brasil da agência de Camaçari, Fabian Araújo, além de demais agricultores e pescadores do Município. 

Slideshow | 5 fotos

Conselho é empossado

Mais Notícias

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.