A comunidade de Parafuso realiza nesta quinta-feira (26/03), às 19h, na escola Municipal Eustáquio Alves de Santana, a assembleia do Orçamento Participativo (OP).
No encontro, serão discutidas as prioridades da região. Obras, serviços e melhorias estão na pauta do evento, que encerra a terceira semana de reuniões do OP.
Um público, estimado em 130 pessoas dos bairros Inocoop, Piaçaveira, Ponto Certo, 2 de Julho, Dom Avelar e Bouganville, escolheu na quarta-feira (25/03), os 15 delegados.
A comunidade elegeu como prioridades, as obras no Bouganville e a contenção dos morros da Caixa Dágua, Bela vista e Angelina Teixeira.
O cronograma desta semana teve início terça-feira (24/03), na Escola Ilay Garcia Ellery. Na ocasião, foram contemplados moradores do bairro Nova Vitória e Novo Horizonte. Com a participação de 90 pessoas das comunidades, a assembleia elegeu 11 delegados e a construção de uma escola de 1º Grau, no bairro de Nova Vitória, como prioridade.
PROGRAMAÇÃO
Na próxima terça-feira (31/03), às 19h, no auditório da Prefeitura, acontece reunião do Conselho do Orçamento Participativo. Na ocasião, os coordenadores debatem a reformulação do regimento interno e a realização de audiências públicas com representantes do governo do estado.
Quarta-feira (01/04), o encontro será realizado na escola Municipal Parque das Mangabas. Participam as comunidades do Parque das Mangabas, Jardim Limoeiro, Parque das Palmeiras, Vila Remanescente e Monte Negro.
O programa Orçamento Participativo chega quinta-feira (02/04) a escola Municipal de Machadinho. Participam moradores da comunidade, mais população de Capivara, Água Fria, Serra Verde e Jorrinho. As reuniões são sempre às 19h.
A experiência de Orçamento Participativo, no Brasil, surgiu na cidade de Porto Alegre, no ano de 1989. É um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, através de processos de participação cidadã. O programa foi implantado no Município em 2005