Conscientização é tema de atividades

Iwwa Agência
Publicado 19/06/2012 02:06:45

A Prefeitura de Camaçari, através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, comemorado nesta terça-feira (19/06).

Por meio da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) será realizado nas cinco UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) do Município, assim como no HGC (Hospital Geral de Camaçari), um trabalho de mobilização e divulgação sobre a Anemia Falciforme, uma das doenças hereditária que mais afetam pessoas no Brasil.

Na oportunidade, serão distribuídos às equipes da rede de urgência, formados por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, materiais didáticos, que incluem três manuais informativos, folders, catálogos e protocolos de atendimento.

Ainda, para este mês está previsto, em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal da Educação), a realização do projeto Saúde na escola, que consiste em oficinas de sensibilização sobre a doença nas unidades de ensino da rede municipal.

Para o segundo semestre está previsto um seminário de conscientização sobre a doença, destinado aos servidores das secretarias da Saúde, do Desenvolvimento Social, da Educação, da Cidadania e Inclusão, além das associações de pacientes da doença.

De acordo com a Coordenação da Unifal, cerca de 300 pessoas possuem a doença no Município, sendo que cerca de 100 são crianças. Camaçari dispõe de uma grande rede de tratamento e assistência aos pacientes, composta dor médico hematologia, assistente social, nutricionista, farmacêutico bioquímico, coordenador e três auxiliares administrativos.

Além disso, a Unifal encaminha os pacientes para receberem as vacinas especiais e realiza a marcação de exames específicos, a exemplo do doppler transcraniano, bioimagem e laboratoriais.

 

Foto: Agnaldo Silva

Coordenador da Unifal, Tiago Novais -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.