Conquistas sociais são ampliadas no ano novo

ASCOM BOT
Publicado 30/12/2008 11:12:53

O ano de 2008 foi de importantes conquistas para Camaçari. Locomotiva do desenvolvimento da Bahia, os moradores podem relembrar o ano como o do início das obras de implantação da rede de esgoto na sede e na orla, do concurso público, da conquista do PCCV (Plano de Cargos Carreira e Vencimentos) e dos inúmeros prêmios, estaduais, nacionais e internacionais vencidos pelo Município, entre diversas outras realizações.

Apesar da crise financeira internacional, as perspectivas para o próximo ano são animadoras. Com certeza, em 2009 Camaçari começa um novo tempo de desenvolvimento.

JANEIRO
Logo no primeiro mês é realizado o concurso público. Em uma inscrição recorde, com mais de 34 mil candidatos, o exame disponibiliza 1.123 vagas para as áreas de saúde, educação, assistência social, planejamento, fazenda, infra-estrutura e administração.

Hoje, mais de 400 novos servidores da saúde começam a trabalhar para garantir maior eficiência ao sistema municipal.

FEVEREIRO
Conhecida por Janis Joplin, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Arembepe sai da tranqüilidade para receber, em fevereiro, mais de 80 mil foliões no maior evento pós-carnaval da Região Metropolitana. A festa traz grandes nomes da música brasileira como Daniela Mercury, Cidade Negra, Psirico, Tatau e Tribo de Jah.

O mês também tem espaço para os programas de inclusão social e a população inaugura o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) / Casa da Família de Buri Satuba. Durante o ano, são entregues o Cras de Parafuso, Barra do Pojuca e Verdes Horizontes.

Ainda em fevereiro, o tão sonhado esgotamento sanitário que a população de Camaçari reivindicava há anos começa a virar realidade. As obras contemplam, inicialmente, Monte Gordo, Barra do Pojuca, Guarajuba e Itacimirim. Mais de 15 mil pessoas são beneficiadas.

MARÇO
Em março é anunciado um dos maiores empreendimentos imobiliários do país. O Bairro Novo, projeto de moradia popular com moderno conceito urbanístico, está construindo mais de quatro mil habitações, entre casas e apartamentos. A primeira etapa será entregue em 2009.

Camaçari dá os primeiros passos para atualização dos logradouros públicos. Esta etapa inclui pesquisa e levantamento de dados. O objetivo é unificar o endereço dos imóveis, com base no sistema de numeração métrica linear, para consolidação da Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM).

ABRIL
As conquistas seguem em abril com a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV). A Lei de nº 574/2008 promove melhorias salariais, corrige as distorções entre os funcionários efetivos e a ascensão profissional. Construída de forma democrática, com a participação da categoria, o PCCV entra em vigor no dia 1º de maio.

Ainda em abril, o sistema de saúde de Camaçari ganha um importante componente com a inauguração da Farmácia Popular. Implantado para oferecer remédios baratos à comunidade carente, o programa comercializa mais de 100 tipos de medicamentos com descontos de até 90%.

O mês também é marcado por novos investimentos. A primeira parte do projeto de construção de duas usinas termoelétricas começa a todo vapor. Com capacidade para gerar 300 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes, as termoelétricas vão funcionar no inicio do próximo ano.

JUNHO
Nem o frio nem as chuvas, típicos de junho, foram suficientes para deixar as pessoas em casa e, mais uma vez, o Camaforró esquenta os corações apaixonados. O maior São João da Região Metropolitana traz Daniel, Elba Ramalho e Adelmário Coelho. Os forrozeiros de plantão também puderam dançar ao som de Calypso, Raio da Silibrina e Saia Rodada. Foram quatro dias de muito arrasta-pé, licor, amendoim e milho.

Junho também é o mês da segurança. A política de combate e prevenção à criminalidade ganha uma importante ferramenta, com a implantação de 22 câmeras e assinatura do convênio de transferência de recursos para as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Inicialmente o programa, do governo federal, beneficia moradores dos Phocs 1, 2 e 3.

JULHO
Na educação, Camaçari também faz bonito. O Município que abriga a comunidade quilombola de Cordoaria, uma das 272 do estado, começa a trabalhar, em julho, a história da África e a cultura Afro-Brasileira com os alunos da rede. As ações ainda incluem melhorias nas instalações e informatização.

As obras do esgotamento sanitário chegam a sede do Município. O projeto deixa Camaçari com um índice de 80% dos imóveis com tratamento sanitário.

AGOSTO
Em agosto, um prêmio nacional de saneamento atesta o trabalho realizado no Município. Camaçari ganha o diploma Destaque Nacional em Saneamento Ambiental e medalha Destaque Nacional em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os prêmios são concedidos pelo Instituto ambiental Biosfera.

As ações de saúde também merecem destaque. Ainda em agosto, as marcações de consultas, procedimentos e exames da sede e da orla de Camaçari começam a ser realizadas de forma descentralizada via computador, pelo programa SIGA Saúde (Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde). A medida, que permite atendimento rápido, menos filas e tempo de espera, estará integrada em todas as unidades de saúde em breve.

SETEMBRO
O mês dos 250 anos de Camaçari é marcado por alegrias e conquistas. As Paraolimpiadas de Pequim dão um novo ídolo a Camaçari. O atleta Antony Deraldo leva o nome do país e do Município para a China, onde integra a seleção Brasileira de Remo Adaptado. Também em setembro, a justiça decide por manter aberta a via alternativa Las Palmas, importante estrada de acesso para os moradores.

As obras de infra-estrutura ganham pique e Camaçari registra mais de 250 intervenções em andamento, entre construção e urbanização de praças, drenagem, recapeamento e pavimentação de ruas, avenidas e vias urbanas. Os impactos da modernização impulsionam o comércio, estimulam a produtividade e consolida Camaçari como um dos mais importantes Municípios do Nordeste.

Ainda em setembro, Camaçari se torna o único município da Bahia a ter ambulâncias monitoradas pelo sistema de posicionamento global, mais conhecido como GPS. A ação representa um grande avanço tecnológico, além de qualificar a prestação do serviço à população, pois permite a localização de veículos e gestão da frota em tempo real.

O grupo espanhol firma acordo para construção do complexo hoteleiro Sol Meliá na praia de Genipabu, Guarajuba. Localizado em uma das áreas mais bonitas do Caminho dos Sete Paraísos, o projeto vai gerar mais de quatro mil empregos.

Os projetos e programas são comemorados no desfile dos 250 anos da cidade. Mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino contam a história e o desenvolvimento de um dos Municípios mais importantes da Bahia.

OUTUBRO
O ano também é marcado pelo exercício da democracia. Em Camaçari, os eleitores vão às urnas para escolher vereadores e prefeito e em uma votação histórica reelegem Luiz Caetano com 73.638, o que corresponde a 71,92% dos votos válidos.

Mais quatros estrelas do Município brilham no palco em outubro. A dedicação ao balé tornou realidade o sonho de Alexandre Vieira, 12 anos, Daiane Brito, 10, Érica dos Santos, 11 e Rodrigo Junior, 10 que vão ingressar no curso de formação em dança do Bolshoi, uma das mais conceituadas escolas do mundo.

A inauguração da Central de Atendimento Municipal (CAM) da sede possibilita ao contribuinte um serviço mais eficiente e ágil. O programa de melhorias do atendimento também moderniza as unidades da orla, em Vila de Abrantes e Salvador, que foi transferida do Centro da cidade para o shopping Capemi, região do Iguatemi.

As obras de abastecimento de água avançam e em outubro é praticamente regularizada. Mesmo com uma das maiores reservas subterrâneas de água do país, Camaçari não possuía um sistema de captação e distribuição capaz de atender a população da sede e orla. Hoje, apenas 1% dos moradores da sede não tem água tratada na torneira.

É em outubro que o Município entra para elite do vôlei de praia nacional, quando sedia, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A competição reúne, em Guarajuba, grandes atletas como os campeões Ricardo e Emanuel, Vivian e Larissa e Renata e Talita.

NOVEMBRO
Novembro é o mês do empreendedorismo. Camaçari conhece diferentes iniciativas de sucesso no mundo dos negócios, durante a Semana Global de Empreendedorismo. Em cinco dias, o evento apresenta boas idéias e oportunidades de negócios para empresários e população.

O Município mostra ainda que é um excelente mercado para o setor de serviços e comércio e o Atacadão anuncia a instalação de uma loja na cidade. Resultado da política de atração de novos investimentos e renda para população, a rede de supermercados começa a ser construída no início de 2009.

DEZEMBRO
A implantação do sistema de esgotamento sanitário avança. O trabalho garante o assentamento de mais de 16 quilômetros de rede de esgoto por mês. As obras são realizadas em cerca de 30% dos bairros, inclusive na orla. Antes, apenas 3% das residências tinham de rede de esgoto.

Mais de duas mil pessoas são beneficiadas com novos apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). O residencial beneficia famílias com renda mensal entre R$ 800,00 e R$ 1.800,00 e desde 2005 entregou 1.769 imóveis.

AÇÕES EM 2009
Em 2009, Camaçari continua de braços abertos ao desenvolvimento. O Município, que se transformou em um canteiro de obras entre 2005/2008 vai receber mais investimentos, gerando emprego, crescimento e trazendo alegria para a população.

No primeiro trimestre serão inauguradas as duas usinas termoelétricas. O Bairro Novo também entrega a primeira etapa do condomínio planejado. A indústria alemã Linde Gases começa a operar e deve produzir cerca de 300 toneladas de gases por dia.

O programa de redução do déficit habitacional amplia e mais 350 apartamentos devem ser entregues até o final do próximo semestre. Ainda está confirmada o inicio das obras para construção de um condomínio com 496 apartamentos e a expansão do programa de Casas Populares.

A saúde amplia o serviço e até o primeiro semestre de 2009, serão finalizadas as obras de construção dos postos de saúde dos bairros Ponto Certo, Nova Vitória, Gravatá e Fonte das Águas. Ainda estão previstas a conclusão das obras do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que integra os centros de oncologia, reabilitação e anemia falciforme, além da construção do Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial), com internamento em saúde mental, acompanhamento e tratamento para dependentes químicos.

Mais Notícias

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Falta de energia afeta atendimento da Defesa Civil pelo 199

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 21 de Janeiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.