Congresso termina nesta terça (5)

Iwwa Agência
Publicado 04/04/2011 02:04:30

Ampliar os conhecimentos de servidores através do processo de formação continuada, além de aperfeiçoar o atendimento à população. Com estes objetivos, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), realiza, em parceria com a Ufba (Universidade Federal da Bahia), nesta segunda (04/04) e terça-feira (05/04), o 1º Congresso de Saúde do Idoso – Aparelho Locomotor.

O primeiro dia do encontro, no Teatro da Cidade do Saber, contou com a presença do prefeito Luiz Caetano, que falou sobre a importância dos projetos do governo municipal junto aos idosos. “Este evento faz parte da socialização destes trabalhos”, afirmou. As atividades foram abertas pelo grupo de Samba de Roda do Conviver (Centro de Convivência do Idoso).

Durante o dia, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras sobre doenças como osteoporose, câncer ósseo no idoso, fraturas, prevenção e tratamento de fraturas no idoso, ministradas pelo médico Alex Guedes, cirurgia plástica, correção postural, dentre outros.

De acordo com o secretário da Sesau, Camilo Pinto, diversos serviços voltados para os idosos são oferecidos pelo Município, que atualmente possui cerca de 13 mil pessoas com faixa etária acima de 60 anos.

A rede de saúde de Camaçari oferece atendimento nas especialidades de nutrição, psicologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, fisioterapia, radiologia e dermatologia. “Em breve, com a inauguração da nova Policlínica, devemos atender este público ainda melhor e de forma transversal, dependendo da necessidade de cada um”, explicou.

Para o presidente do Congresso e chefe do Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Ufba, Gildásio Daltro, a escolha do Município para a realização do evento foi acertada. “Já participei de outras iniciativas em Camaçari e voltamos pela interação da comunidade e do governo, além de uma infraestrutura favorável”, destacou.

Ainda segundo Gildásio Daltro, os temas escolhidos são importantes para discutir a saúde do idoso, com intuito de reduzir doenças sistêmicas para que eles possam viver melhor, além de atender a Política Nacional de Saúde da pessoa Idosa.  

O congresso foi organizado pelo Departamento de Atenção Básica, através da Coordenação Municipal de Saúde do Adulto e do Idoso.

Cerca de 400 pessoas, entre médicos, fisioterapeutas, agentes comunitários, servidores do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), aposentados do Grupo de convivência Amizade e Paz e estudantes estiveram presentes.

Ainda participaram profissionais da área de saúde de Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador

“Esta iniciativa proporciona mais conhecimento e ajuda no processo de preparação para a prática da profissão”, revelou Ana Cláudia Sena, estudante do 8º semestre do curso de Enfermagem.

Fizeram parte da cerimônia de abertura, os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, e da Cultura, Vital Vasconcelos.

Também marcaram presença a diretora do Departamento da Atenção Básica, Tamy Fonseca, o coordenador da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), Tiago Novaes, e a representante do Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Selma Faville.

PROGRAMAÇÃO

Terça-Feira – 05/04

8h30 às 9h – Saúde Bucal e Idoso com Diabete Mellitus/ Dr. Adriano Monteiro

9h às 9h30 – Degeneração Meniscal/Dr. Marzo Nunes

9h30 às 10h – Rede de Saúde e Atenção ao Idoso – Uma Perspectiva para o Futuro/Dr. Lúcio Guimarães

10h30 às 11h – Artrose/Marzo Nunes

11h às 11h30 – Reabilitação Física no Idoso com Fraturas/Dr. Anderson Delano.

11h30 às 12h – O Câncer no Paciente Idoso/Dra. Luciana Jaqueline Xavier

12h às 13h – Almoço

13h às 15h – Temas Livres

15h às 16h – Pôsteres

16h – Encerramento – Terapia do Abraço/ Albertino Souza e Railda Diniz

Slideshow | 2 fotos

Congresso termina nesta terça (5)

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.