Confraternização de Natal reúne pacientes da Unifal

Iwwa Agência
Publicado 23/12/2009 03:12:12

Os pacientes atendidos pela Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), que funciona dentro do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), se confraternizaram na manhã de hoje (23/12), familiares e médicos em uma festa natalina.

No cardápio, muito brigadeiro, balas, panetone, bolos, passas, refrigerante, bolas coloridas e música ao vivo para alegrar a criançada.

Atualmente, a unidade que é referência na Bahia, presta acompanhamento a 350 pacientes. No local, trabalham assistentes sociais, nutricionistas, médico hematologista, farmacêutico bioquímico e são oferecidos um acervo de material didático sobre a doença, além de medi-
camentos gratuitos.

A dona de casa Vera Lúcia dos Santos, de 36 anos, disse que só teve conhecimento da doença há três anos, depois do nascimento do filho. Agradecendo ao trabalho e ao carinho da equipe, que faz um atendimento trimestral, ela fala com muito orgulho que foi a primeira pessoa a ser atendida na Unifal desde a inauguração, em fevereiro.

Outra agradecida à unidade é Maria José Conceição, mãe de Janaína, de 10 anos, que sofre desde que nasceu com a doença. Para ela, “a Unifal significa apoio em todos os sentidos, desde o psicológico quando a filha está em crise, até a doação dos remédios, que não teria condições de comprar”.

De acordo com Ademário Ribeiro, presidente da Associação Camaçariense de Pessoas com Doença Falciforme, a unidade é realização de uma antiga reivindicação para atender os portadores que hoje se sentem realizadas com o atendimento em um lugar especializado, sem precisar se deslocar para Salvador.

Segundo Tiago Novaes, coordenador da Unifal, a novidade para 2010 é o lançamento de 18 tipos diferentes de cartilhas sobre a anemia falciforme, voltadas para os professores municipais e toda a rede de saúde.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que não tem cura, mas se tiver um acompanhamento com vacinas, antibióticos e exames periódicos, a sobrevida é de mais de 70%.

Slideshow | 2 fotos

Confraternização de Natal reúne pacientes da Unifal

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.