A renovação de matrícula dos estudantes das escolas da rede municipal de ensino acontece dentro da normalidade. Na Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães, localizada no bairro Gravatá, 70% dos estudantes confirmaram a permanência para o ano letivo de 2013.
A unidade de ensino atende aproximadamente 1.150 alunos do ensino fundamental I e II e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Iniciado no dia 26 de novembro, o processo de renovação de matrículas prossegue até o dia 12 de dezembro.
De acordo com a Seduc (Secretaria da Educação), a confirmação da permanência do aluno menor de 18 anos na escola deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais. No caso dos maiores de idade, a renovação pode ser feita pelo próprio estudante.
A Gerência de Matrícula da Seduc alerta que não haverá prorrogação do prazo, e a falta da confirmação da matrícula no período determinado implica na disponibilização da vaga para os alunos novos. Neste caso, eles irão concorrer à vaga com os demais alunos que irão realizar a matrícula no período de 8 a 25 de janeiro.
O procedimento de renovação e de matrícula é informatizado, o que garante mais agilidade, eficiência e rapidez ao processo. A renovação é feita mediante o preenchimento de formulário, enquanto que a matrícula é realizada a partir da apresentação dos originais e cópias da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, atestado ou histórico escolar, cartão de vacinação, comprovante de residência e duas fotos 3×4.
A expectativa da Seduc é de realizar 36 mil renovações e 4 mil matrículas de alunos novos para as turmas da educação infantil, ensino fundamental e EJA.

Seduc deve realizar 36 mil renovações de matrículas -