Que cidade queremos? Com este questionamento, a Prefeitura de Camaçari, deu início à Conferência Pública do Plano Plurianual (PPA), que ocorre nesta terça (22/8) e quarta-feira (23/8), no Teatro Alberto Martins, e reúne representantes da sociedade civil organizada e cidadãos de vários pontos da cidade. A indagação, que abriu o encontro, serviu como um convite aos presentes para que pensem e reflitam sobre ações que vão colocar a cidade no rumo do desenvolvimento e promover mais qualidade de vida à população.
Entre hoje e amanhã as pessoas vão ouvir propostas do governo, apresentadas por cada secretaria, e validar ou não as indicações. O prefeito Antonio Elinaldo fez questão de explicar às pessoas a importância do PPA. “O Plano Plurianual serve como base para a construção de outros instrumentos de planejamento, que é a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA)”, falou ao acrescentar, “ouvir a sociedade é essencial, pois é ela que sente na pele as dificuldades do dia a dia”, finalizou.
Nos dois dias do encontro entre o governo e a sociedade, o público terá a oportunidade de sugerir outras ações que, por ventura, possam estar entre as necessidades prioritárias das comunidades. A Secretaria da Saúde foi a primeira a expor programas, projetos e ações, e entre elas estão, a ampliação dos serviços da Atenção Básica e a implantação de novas equipes de saúde bucal.
A conferência é mais uma ferramenta utilizada para ouvir a comunidade que, de forma democrática, participa da construção do PPA, instrumento que tem por finalidade estabelecer metas e diretrizes para os próximos quatro anos (2018-2021). Com a proposta de criar oportunidades para que as pessoas possam dar sugestões e decidir o futuro de Camaçari, a gestão mais uma vez saiu na frente e disponibilizou a escuta da sociedade por meio de uma consulta pública via internet e através das edições do Programa Prefeitura nos Bairros.
Natural de Camaçari, Marise dos Santos, 43 anos, é auxiliar de serviços gerais e moradora do bairro da Gleba A. Ela é umas dezenas de cidadãos que participaram da conferência. “A iniciativa da gestão é muito importante, ela dá voz ao povo. Acho que cada um de nós pode contribuir para construir uma cidade melhor para vivermos”, ponderou.
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é responsável pela coordenação técnica do PPA. O secretário da pasta, Renato Almeida, reforça que a conferência é mais uma oportunidade que a prefeitura disponibiliza ao cidadão para que o plano atenda, de fato, aos interesses da população.
O resultado de todas as consultas dará origem a um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores até o dia 15 de setembro, quando um novo processo de análise da matéria e de escuta popular será iniciado. A intenção é tornar o processo o mais transparente e participativo possível.
PROGRAMAÇÃO:
TERÇA (22/8)
08:00 – 09:00 ABERTURA DOS TRABALHOS
09:00 – 11:50 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (SESAU/ SECULT/ SEDES/ SEJUV/ SEDAP)
11:50 – 12:50 PARTICIPAÇÃO POPULAR – ABERTURA PARA DISCUSSÃO
QUARTA (23/8)
08:00 – 09:00 ABERTURA DOS TRABALHOS
09:00 – 11:50 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS (SEDUC/ SEDEC/ SEDUR/SEINFRA/ SESP
11:50 – 12:50 PARTICIPAÇÃO POPULAR – ABERTURA PARA DISCUSSÃO

A conferência é a ferramenta utilizada para ouvir a comunidade -