Conferência prossegue nesta quinta-feira

Iwwa Agência
Publicado 13/06/2012 05:06:54

Durante a abertura da 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, em Camaçari, o superintendente da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Alexandre Baroni, declarou que na Bahia existem cerca de 3 milhões de portadores de deficiência esperando que a sociedade e os gestores façam cumprir os direitos deste segmento da população.

Ainda de acordo com Alexandre Baroni, a Conferência Territorial é uma das mais bem estruturadas entre as que já foram realizadas no Estado, disse o superintendente ao lembrar que “daqui vão sair propostas relevantes para serem levadas para as conferências estadual e nacional”.

Para a secretaria do Desenvolvimento Social do Município, Jailce Andrade, espaços como esses são necessários para garantir os direitos das pessoas com deficiência e a Prefeitura de Camaçari se empenha ao máximo para isso.

A secretaria ainda lembrou que nas primeiras conferências eram debatidos temas primários, como acesso à educação e saúde. “Mas que agora, os debates avançaram e temas, como acesso ao mercado de trabalho, transporte, moradia, dentre outros são debatidos nos encontros”, concluiu.

O evento, realizado no auditório da Casa do Trabalho, teve como tema Novas perspectivas e desafios na implantação da convenção da ONU sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência, foi aberto com apresentações culturais de alunos da Escola Especial de Camaçari, e do grupo de dança da Apae.

De acordo com o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e presidente da Udec (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Silva, a criação do Conselho em Camaçari, já é uma grande vitória nas lutas pelos direitos da pessoa com deficiência “e esse é um momento especial, pois daqui vão sair os delegados para nos representar nas demais etapas”, salientou.

 As atividades da 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, seguem na quinta-feira (14/06), às 8h, no auditório 4 da Cidade do Saber, oportunidade em que será realizada a palestra Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios, ministrada pela presidente da Abadef (Associação Baiana de Deficientes Físicos), Luiza Câmera.

A partir das 9h, serão formados os grupos de trabalho, que irão debater os eixos específicos, como Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte Moradia; Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses; e Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados. 

Na sequência, acontece a plenária final para aprovação das propostas apresentadas pelos grupos de trabalho e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual, que acontece no final de agosto, em Salvador. A etapa nacional está prevista para ser realizada em Brasília, no mês de dezembro.

Participaram da abertura do evento a secretária Municipal da Mulher, Elaine Sousa, a representante da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão de Salvador, Virginia Batista, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Zenira Rebouças, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elton Pires, o subsecretário Municipal do Governo, Pastor Antonio, a coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) de Camaçari, Sara Andrade, e o ouvidor da STT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte)i, Ivo Henrique.

Slideshow | 6 fotos

Conferência prossegue nesta quinta-feira

Mais Notícias

Camaçari sedia festival cultural Quitutes e Batuques Diversidade

Camaçari sedia festival cultural Quitutes e Batuques Diversidade

Itacimirim e Guarajuba renovam selo Bandeira Azul 2022-2023 nesta segunda (12/12)

Itacimirim e Guarajuba renovam selo Bandeira Azul 2022-2023 nesta s...

Matrículas para oficinas no Centro Cultural Barra do Pojuca são prorrogadas

Matrículas para oficinas no Centro Cultural Barra do Pojuca são pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us