Conferência prossegue nesta quinta-feira

Iwwa Agência
Publicado 13/06/2012 05:06:54

Durante a abertura da 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, em Camaçari, o superintendente da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Alexandre Baroni, declarou que na Bahia existem cerca de 3 milhões de portadores de deficiência esperando que a sociedade e os gestores façam cumprir os direitos deste segmento da população.

Ainda de acordo com Alexandre Baroni, a Conferência Territorial é uma das mais bem estruturadas entre as que já foram realizadas no Estado, disse o superintendente ao lembrar que “daqui vão sair propostas relevantes para serem levadas para as conferências estadual e nacional”.

Para a secretaria do Desenvolvimento Social do Município, Jailce Andrade, espaços como esses são necessários para garantir os direitos das pessoas com deficiência e a Prefeitura de Camaçari se empenha ao máximo para isso.

A secretaria ainda lembrou que nas primeiras conferências eram debatidos temas primários, como acesso à educação e saúde. “Mas que agora, os debates avançaram e temas, como acesso ao mercado de trabalho, transporte, moradia, dentre outros são debatidos nos encontros”, concluiu.

O evento, realizado no auditório da Casa do Trabalho, teve como tema Novas perspectivas e desafios na implantação da convenção da ONU sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência, foi aberto com apresentações culturais de alunos da Escola Especial de Camaçari, e do grupo de dança da Apae.

De acordo com o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e presidente da Udec (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Silva, a criação do Conselho em Camaçari, já é uma grande vitória nas lutas pelos direitos da pessoa com deficiência “e esse é um momento especial, pois daqui vão sair os delegados para nos representar nas demais etapas”, salientou.

 As atividades da 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, seguem na quinta-feira (14/06), às 8h, no auditório 4 da Cidade do Saber, oportunidade em que será realizada a palestra Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios, ministrada pela presidente da Abadef (Associação Baiana de Deficientes Físicos), Luiza Câmera.

A partir das 9h, serão formados os grupos de trabalho, que irão debater os eixos específicos, como Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte Moradia; Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses; e Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados. 

Na sequência, acontece a plenária final para aprovação das propostas apresentadas pelos grupos de trabalho e a escolha dos delegados para a Conferência Estadual, que acontece no final de agosto, em Salvador. A etapa nacional está prevista para ser realizada em Brasília, no mês de dezembro.

Participaram da abertura do evento a secretária Municipal da Mulher, Elaine Sousa, a representante da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão de Salvador, Virginia Batista, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Zenira Rebouças, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elton Pires, o subsecretário Municipal do Governo, Pastor Antonio, a coordenadora do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) de Camaçari, Sara Andrade, e o ouvidor da STT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte)i, Ivo Henrique.

Slideshow | 6 fotos

Conferência prossegue nesta quinta-feira

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.