Conferência discute sustentabilidade

Iwwa Agência
Publicado 23/05/2012 03:05:23

Planejar o progresso junto com a preservação ambiental é fundamental para a sustentabilidade de qualquer Município. A afirmação foi feita pelo prefeito Luiz Caetano na manhã desta quarta-feira (23/05), durante a abertura da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada na Cidade do Saber.

Na ocasião, Caetano disse que o esgotamento sanitário, a retirada da Linha Férrea do centro da cidade e a Revitalização da Bacia do Rio Camaçari são importantes projetos estruturantes para o Município, que foram pensados e articulados para melhorar a qualidade de vida da população com enfoque ambiental.

“Aqui em Camaçari, temos uma preocupação com o meio ambiente e investimos nisso. Agora, é preciso rever o nosso Código Urbanístico Ambiental, pois a cidade cresceu bastante nos últimos anos”, afirmou Caetano.

O gestor municipal ainda informou que a Prefeitura, ao longo dos últimos anos, realizou diversas intervenções para evitar alagamentos na cidade no período de chuva e que, graças ao projeto de revitalização, o Rio Camaçari já foi todo dragado.

O secretário do desenvolvimento Urbano, José Cupertino, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho feito pelo Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e disse que é preciso conscientizar as novas gerações para preservar o meio ambiente. Ele falou ainda que é preciso evitar as ocupações irregulares, prática que afeta sensivelmente o meio ambiente.

A realização da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente foi elogiada pelo secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Delgado. Segundo ele, iniciativa como essa é de grande importância, já que o Município conta com grande atividade industrial.

“A preocupação com o meio ambiente é uma constante em Camaçari”, disse o secretário ao lembrar que “atualmente, o Município conta com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Código Urbanístico e Ambiental, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e um setor de fiscalização atuante na Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano)”.

Para Manuel Raimundo, integrante do Comam, o encontro é importante porque serão selecionados os delegados que participarão da Conferência Territorial, a ser realizada na Cidade do Saber, nos dias 31 de maio e 1º de junho.  

Realizado pelo Comam, com o apoio da Sedur, o encontro traz como tema central Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A Conferência tem o intuito de garantir uma gestão democrática das políticas de meio ambiente, fortalecer o Sistema Municipal do Meio Ambiente (Sismuma), elaborar e encaminhar propostas para as conferências Territorial e Estadual.

A abertura contou com as presenças do vereador Dílson Magalhães (PSC), dos secretários da Educação, Luis Valter Lima, e da Agricultura e Pesca, Márcia Guimarães, do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, da diretora da Limpec, Lezineide Andrade, e representantes da Caixa e das empresas Continental e Cetrel.

Slideshow | 6 fotos

Conferência discute sustentabilidade

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.