Conferência discute sustentabilidade

Iwwa Agência
Publicado 23/05/2012 03:05:23

Planejar o progresso junto com a preservação ambiental é fundamental para a sustentabilidade de qualquer Município. A afirmação foi feita pelo prefeito Luiz Caetano na manhã desta quarta-feira (23/05), durante a abertura da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada na Cidade do Saber.

Na ocasião, Caetano disse que o esgotamento sanitário, a retirada da Linha Férrea do centro da cidade e a Revitalização da Bacia do Rio Camaçari são importantes projetos estruturantes para o Município, que foram pensados e articulados para melhorar a qualidade de vida da população com enfoque ambiental.

“Aqui em Camaçari, temos uma preocupação com o meio ambiente e investimos nisso. Agora, é preciso rever o nosso Código Urbanístico Ambiental, pois a cidade cresceu bastante nos últimos anos”, afirmou Caetano.

O gestor municipal ainda informou que a Prefeitura, ao longo dos últimos anos, realizou diversas intervenções para evitar alagamentos na cidade no período de chuva e que, graças ao projeto de revitalização, o Rio Camaçari já foi todo dragado.

O secretário do desenvolvimento Urbano, José Cupertino, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho feito pelo Comam (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e disse que é preciso conscientizar as novas gerações para preservar o meio ambiente. Ele falou ainda que é preciso evitar as ocupações irregulares, prática que afeta sensivelmente o meio ambiente.

A realização da 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente foi elogiada pelo secretário de Relações Institucionais de Camaçari, Ademar Delgado. Segundo ele, iniciativa como essa é de grande importância, já que o Município conta com grande atividade industrial.

“A preocupação com o meio ambiente é uma constante em Camaçari”, disse o secretário ao lembrar que “atualmente, o Município conta com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Código Urbanístico e Ambiental, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e um setor de fiscalização atuante na Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano)”.

Para Manuel Raimundo, integrante do Comam, o encontro é importante porque serão selecionados os delegados que participarão da Conferência Territorial, a ser realizada na Cidade do Saber, nos dias 31 de maio e 1º de junho.  

Realizado pelo Comam, com o apoio da Sedur, o encontro traz como tema central Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A Conferência tem o intuito de garantir uma gestão democrática das políticas de meio ambiente, fortalecer o Sistema Municipal do Meio Ambiente (Sismuma), elaborar e encaminhar propostas para as conferências Territorial e Estadual.

A abertura contou com as presenças do vereador Dílson Magalhães (PSC), dos secretários da Educação, Luis Valter Lima, e da Agricultura e Pesca, Márcia Guimarães, do coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, da diretora da Limpec, Lezineide Andrade, e representantes da Caixa e das empresas Continental e Cetrel.

Slideshow | 6 fotos

Conferência discute sustentabilidade

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.