Conferência continua nesta sexta (5)

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2011 10:08:38

A 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, aberta na noite de quinta-feira (04/08), no Teatro da Cidade do Saber, continua até o final da tarde desta sexta (05/08), com a eleição dos delegados municipais que irão representar Camaçari na etapa estadual, realizada entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Salvador.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o Município, considerado referência pelas inúmeras ações em prol da garantia dos direitos da mulher, foi muito elogiado pela ampla rede de assistência ao público feminino, que vai desde a implantação da Semu (Secretaria da Mulher) a programas que incentivam a autonomia econômica da classe.

A secretária da Mulher, Aurenita Castillo, fez um retrospecto das ações da Semu. A secretária lembrou as milhares de mulheres beneficiadas por projetos como o Mulher Cidadã e o Grupo de Bordados do Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires, que durante o evento expôs no foyer do Teatro os produtos produzidos durante as oficinas e cursos.

A qualidade das peças rendeu elogios do prefeito Luiz Caetano ao grupo. Ao apreciar os produtos, o gestor municipal se comprometeu em auxiliar na divulgação do trabalho das bordadeiras junto à rede hoteleira e lembrou que com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol de 2014 bordados com as bandeiras do Brasil, do Estado e do Município são bem sugestivos e devem atrair a atenção dos turistas.

Quem também esteve presente a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres foi o secretário da Administração, Ademar delgado, que definiu o evento como “mais uma oportunidade que se tem para discutir as políticas de valorização à mulher”. O secretário ainda acrescentou que o governo municipal “tem incorporado mulheres na administração municipal e incentivando-as na luta pela equidade de diretos”.

O Município foi muito elogiado também pelas importantes contribuições para a consolidação da autonomia feminina. “Como deputada, visitei grande parte da Bahia e pude me certificar de que Camaçari é uma cidade com gestão privilegiada, que investe na Mulher”, afirmou a deputada estadual e também presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa do Estado, Luiza Maia (PT).

Outra deputada estadual que também prestigiou o evento foi Neusa Cadore (PT). Ela aproveitou para parabenizar a Prefeitura pela iniciativa, salientando que a Conferência é um momento de diálogo “entre o governo e a sociedade”.

O mesmo pensa a secretária de Políticas às Mulheres da Bahia, Vera Lúcia Barbosa. Segundo ela, a Conferência é “um rico processo de democracia”.

A doutora em Sociologia Política e pesquisadora do NEIM/UFBA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia), professora Ana Alice Alcântara Costa, encerrou o evento com uma palestra sobre o tema Autonomia Econômica, Social e Políticas das Mulheres. “As conferências têm se mostrado inovadoras. Elas são uma oportunidade de pensar políticas públicas com cidadania”, concluiu Ana Alice Costa.

 POLÍTICAS PÚBLICAS

Dentre as principais iniciativas do governo Municipal para valorizar e melhorar a qualidade de vida das mulheres destacam-se a criação da Semu, da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher), o Centro de Referência na Atenção à Mulher Yolanda Pires e o Conselho Municipal das Mulheres.

Há ainda os diversos cursos de capacitação e projetos para geração de emprego e renda desenvolvidas pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), que gerencia o programa Bolsa Família e que tem a mulher como principal beneficiária. Também consta o programa de regularização fundiária, que coloca o nome das mulheres no documento de posse das residências ou estabelecimentos comerciais.

Sem contar os CIEIs (Centro Integral de Educação Infantil) que acolhem centenas de crianças e permitem que as mães se dediquem ao trabalho e garantam o sustento da família. Na mesma linha, há ainda as escolas da zona rural, com ensino em tempo integral.

 PRESENÇAS

Cerca de 400 pessoas participaram da abertura do evento, que contou também com as presenças dos secretários da Educação, Luiz Valter de Lima, da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Cultura, Vital Vasconcelos, assim como o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, da Ouvidora Municipal, Léa Nascimento, e da diretora-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Chagas.

O legislativo também se fez presente através do presidente da Câmara Municipal, José de Elísio (PT do B), e os vereadores Paulinho do Som (PT), Oto da Farmácia (PSDB) e Margarida Galvão (PT).

Estiveram presentes ainda a delegada titular da Deam, Thaís Siqueira, e a presidente do Conselho Municipal das Mulheres, Viviane Teixeira. O evento contou também com representantes de lideranças políticas, sociedade civil organizada e autoridades militares.  

Slideshow | 3 fotos

Conferência continua nesta sexta (5)

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.