A 4ª Conferência das Cidades de Camaçari terminou hoje (27/01) com a discussão de temas importantes para o conjunto da sociedade. Ao todo, foram debatidos temas referentes ao planejamento urbano, meio ambiente, ocupação humana, entre outros.
O principal objetivo do evento era identificar os avanços e dificuldades para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano.
O ciclo de debates de hoje contou com a presença dos facilitadores Lélia Maria Dias, arquiteta e conselheira do Concidades/BA, Flávia Manoela Barbosa, especialista em planejamento urbano da Unifacs, Nestor Falcão, conselheiro da Concidades/BA, e do secretário da Habitação, Djalma Machado.
Os grupos de trabalhos explanaram, detalhadamente, cada eixo temático. Depois, o tema foi aberto ao debate e sugestão de propostas. Por último, houve formulação de propostas.
Dentre as propostas apresentadas, destaca-se a criação de um canal para democratizar a informação sobre o Plano Plurial (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), assuntos que devem ser amplamente debatidos pela sociedade.
A comunidade também sugeriu programas específicos de saneamento básico, transporte, saúde e infra-estrutura em geral. No final dos debates, foram formulados relatórios de cada grupo para eleição de duas propostas prioritárias.
À tarde, foram eleitos os membros do Conselho Municipal da Cidade de Camaçari e os delegados para a Conferência Estadual das Cidades.

Planejamento urbano foi um dos temas dos debates -