A Secretaria de Educação (Seduc) de Camaçari selecionou 75 poesias, as melhores de cada unidade escolar, que participaram da primeira etapa do concurso em comemoração aos 250 anos do Município. O evento tem o tema Árvore que chora também sorri. O projeto foi dirigido aos alunos do ensino fundamental 2, com idade de 10 a 15 anos.
Na segunda etapa, será formada uma comissão composta por educadores e comunidade. Será feita uma avaliação para escolher as cinco melhores poesias de Camaçari, de acordo com o tema proposto. Caberá a comissão analisar o conjunto de recursos poéticos que despertem a sensibilidade do leitor.
A classificação final será divulgada com um sarau, previsto para novembro, na Cidade do Saber Raymundo Pinheiro. A finalidade do concurso foi promover um registro de sentimentos e a auto-estima do educando, em relação ao lugar onde vivem. O objetivo é, através da poesia, incentivar e valorizar os aspectos regionais de Camaçari.
Segundo o autor do projeto e coordenador da Seduc, Devson Luz, a resposta foi positiva porque conseguiu despertar a sedução pela escrita, evidenciando o sentimento e a livre expressão do aluno.