Concurso de dança começa hoje à noite

Iwwa Agência
Publicado 06/06/2012 05:06:19

O concurso de Dança Contemporânea abre a segunda noite da 7ª edição do Festival Nacional de Dança – Ballace. As apresentações têm início nesta quarta-feira (06/06), às 18h e vão contar com a participação de 30 grupos. Cerca de 50 bailarinos vão participar do concurso.

À tarde, acontece mais uma etapa da audição para a pré-seleção da Escola de Ballet do Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville, Santa Catarina. O resultado das seletivas será divulgado na noite desta quarta-feira (06/06).

O Ballace teve início na terça-feira (05/06), com a palestra Vida de Bailarino, proferida por dois bailarinos da Cia. Jovem do Bolshoi Brasil, Diego Cunha e Naiara Mattos.

Na oportunidade, eles relataram sobre a trajetória artística, desde quando conseguiram a bolsa de estudos na Escola de Ballet do Teatro Bolshoi do Brasil em 2006, através do Festival Nacional de Dança – Ballace.

Outro ponto alto do primeiro dia do Festival foi a tão esperada pré-seleção dos 54 alunos, com idade entre 09 e 12 anos, de balé e ginástica rítmica da Cidade do Saber para admissão no Bolshoi.

De acordo com a professora de balé e coordenadora do projeto social Ebateca/Cidade do Saber, Renata Anjos, no momento da audição são avaliados diversos critérios, como o biótipo dos candidatos, no que diz respeito a parte física. A banca examinadora também avalia se o corpo do candidato está apto para a metodologia do Bolshoi. Na oportunidade, foram selecionadas oito crianças.  

Este é considerado um momento de muita expectativa para candidatos e familiares. Em especial para a técnica de enfermagem, Maurina Oliveira, 34 anos, que teve dois filhos, Marcos Oliveira e Mariana Oliveira, 12 e 11 anos respectivamente, pré-selecionados.  

Marcos Oliveira bailarino da Cidade do Saber há dois anos participa pela primeira vez da seletiva. A irmã, Mariana Oliveira, é aluna de balé da instituição há cinco, e é a terceira vez que participa da seleção. No ano passado, a garota ficou entre as selecionadas de Camaçari e viajou para Joinville, onde competiu com outras 40 crianças.

Na ocasião, não foi classificada, mas isso não foi motivo para desistir, afirmou a mãe da menina. Bastante emocionados, eles são unânimes em dizer que “este momento é a realização de um sonho”.

Também foram pré-selecionadas Evelyn Carvalho, 10 anos, Maria Clara Oliveira, 9, Camila Santana, 11, Auane Ferreira, 9, Laís Lopes, 11 e Anna Clara Rocha, 8.

Os aprovados viajam em outubro para Joinville, onde irão participar da próxima fase da seleção com candidatos de todo país. Caso sejam escolhidos, os estudantes serão os novos moradores da Casa Social de Camaçari, mantida pela Prefeitura, em Joinville.

A audição é ministrada pela coordenadora de processos seletivos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a fisioterapeuta Sylvana Albuquerque, e pelos bailarinos da Cia. Jovem do Bolshoi Brasil, Diego Cunha e Naiara Mattos.

O Ballace é realizado até o próximo domingo (10/06), no Teatro da Cidade do Saber, e contará ainda com oficinas, concursos de dança, entre outras atividades.

 PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 07/06

9h às 15h – Cursos para inscritos no Ballace

18h – Concurso – Modalidades: Jazz, Estilo Livre e Popular

 

Sexta-feira – 08/06

9h às 15h – Cursos para inscritos no Ballace

18h – Concurso – Modalidade: Clássico Livre

 

Sábado – 09/06

9h às 15h – cursos para inscritos no Ballace

18h – Concurso – Modalidade: Clássico de Repertório

 

Domingo – 10/6

10h – Encerramento no palco e premiações

Slideshow | 2 fotos

Concurso de dança começa hoje à noite

Mais Notícias

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.