Concerto emociona o público

Iwwa Agência
Publicado 04/10/2012 02:10:26

“Nunca vi algo tão fantástico em Camaçari como essa apresentação”, afirmou o prefeito Luiz Caetano, ao final do I Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem e do Coral Infantojuvenil do Município na noite de quarta-feira (03/10), no Teatro da Cidade do Saber.

Caetano ainda acrescentou que a realização do concerto é a concretização de um sonho. “Tenho orgulho de ter incentivado esse projeto”, disse o prefeito. “Com essa iniciativa o governo municipal está oferecendo a esperança de um futuro melhor para essas crianças”, completou.

Na ocasião, o secretário municipal da Educação, Luiz Valter de Lima, lembrou que a Iniciação Musical é trabalhada em quatro eixos, a orquestra sinfônica com instrumentos clássicos, o canto coral, a orquestra do Maestro Fred Dantas, realizado na orla do Município, e o de fanfarras, incluso no Projeto Mais Educação.

Camaçari foi uma das primeiras cidades do Estado a atender a determinação da Lei Federal nº 11.769/08, que inclui a obrigatoriedade do ensino de música no currículo escolar. O trabalho de iniciação musical nas escolas do Município começou em 2009, lembra o coordenador geral do Projeto de Iniciação Musical, Devson Marinho.

Implantado pela Seduc nas escolas públicas de Camaçari, o projeto de Iniciação Musical funciona sob a gestão da Cidade do Saber. O coordenador pedagógico do projeto, Joélio Santos, lembra com orgulho da trajetória dos estudantes até a estreia no Concerto. “Toda equipe se renova a cada dia com o aprendizado dessas crianças”, disse.

CONCERTO

O I Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem e do Coral Infantojuvenil teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari. 

Em seguida, Orquestra Sinfônica Jovem estreou no palco do Teatro da Cidade do Saber, com apresentações solos e em conjunto, com grupos de naipes de cordas, de madeira e de metais. 

Após a apresentação, os 120 músicos ganharam a companhia das 80 crianças do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari. Juntos executaram duas músicas, Abcdário e Sementes do Amanhã. 

Os pequenos músicos esbanjavam ansiedade e felicidade pela primeira apresentação, revelou Lorrannye Dominguez. “Nunca imaginei que um dia pudesse aprender a tocar um instrumento clássico, agora posso dizer que não vivo mais sem ele”, disse a aluna da Escola Experimental Professora Marina Tavares, que toca violoncelo. 

O projeto proporcionou a realização de um sonho Erich da Silva, estudante do IFBA (Instituto Federal da Bahia). “Essa foi a oportunidade da minha vida, nunca vou deixar de agradecer à Prefeitura por esse projeto”, disse o morador do bairro do Natal, que sonha desde criança quis aprender a tocar violino. 

Emocionado, o regente da Orquestra Sinfônica Jovem, Fábio Garboggini, revelou que nenhuma palavra seria capaz de expressar o quanto ele estava orgulhoso em fazer parte do projeto de Iniciação Musical de Camaçari. “Tenho certeza de que o futuro dessas crianças será promissor”, afirmou. 

Ansiosa pela primeira apresentação do filho Adrian, a moradora do bairro Verde Horizonte Fernanda Oliveira elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esse projeto contribui muito para a formação do meu filho, estou muito orgulhosa”, destacou. 

O economista Flávio Chagas ficou impressionado com o concerto. Ao final da apresentação, ele afirmou que os projetos realizados pela Prefeitura têm contribuído muito para a formação dos moradores do Município.  

 

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.