“Nunca vi algo tão fantástico em Camaçari como essa apresentação”, afirmou o prefeito Luiz Caetano, ao final do I Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem e do Coral Infantojuvenil do Município na noite de quarta-feira (03/10), no Teatro da Cidade do Saber.
Caetano ainda acrescentou que a realização do concerto é a concretização de um sonho. “Tenho orgulho de ter incentivado esse projeto”, disse o prefeito. “Com essa iniciativa o governo municipal está oferecendo a esperança de um futuro melhor para essas crianças”, completou.
Na ocasião, o secretário municipal da Educação, Luiz Valter de Lima, lembrou que a Iniciação Musical é trabalhada em quatro eixos, a orquestra sinfônica com instrumentos clássicos, o canto coral, a orquestra do Maestro Fred Dantas, realizado na orla do Município, e o de fanfarras, incluso no Projeto Mais Educação.
Camaçari foi uma das primeiras cidades do Estado a atender a determinação da Lei Federal nº 11.769/08, que inclui a obrigatoriedade do ensino de música no currículo escolar. O trabalho de iniciação musical nas escolas do Município começou em 2009, lembra o coordenador geral do Projeto de Iniciação Musical, Devson Marinho.
Implantado pela Seduc nas escolas públicas de Camaçari, o projeto de Iniciação Musical funciona sob a gestão da Cidade do Saber. O coordenador pedagógico do projeto, Joélio Santos, lembra com orgulho da trajetória dos estudantes até a estreia no Concerto. “Toda equipe se renova a cada dia com o aprendizado dessas crianças”, disse.
CONCERTO
O I Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem e do Coral Infantojuvenil teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari.
Em seguida, Orquestra Sinfônica Jovem estreou no palco do Teatro da Cidade do Saber, com apresentações solos e em conjunto, com grupos de naipes de cordas, de madeira e de metais.
Após a apresentação, os 120 músicos ganharam a companhia das 80 crianças do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari. Juntos executaram duas músicas, Abcdário e Sementes do Amanhã.
Os pequenos músicos esbanjavam ansiedade e felicidade pela primeira apresentação, revelou Lorrannye Dominguez. “Nunca imaginei que um dia pudesse aprender a tocar um instrumento clássico, agora posso dizer que não vivo mais sem ele”, disse a aluna da Escola Experimental Professora Marina Tavares, que toca violoncelo.
O projeto proporcionou a realização de um sonho Erich da Silva, estudante do IFBA (Instituto Federal da Bahia). “Essa foi a oportunidade da minha vida, nunca vou deixar de agradecer à Prefeitura por esse projeto”, disse o morador do bairro do Natal, que sonha desde criança quis aprender a tocar violino.
Emocionado, o regente da Orquestra Sinfônica Jovem, Fábio Garboggini, revelou que nenhuma palavra seria capaz de expressar o quanto ele estava orgulhoso em fazer parte do projeto de Iniciação Musical de Camaçari. “Tenho certeza de que o futuro dessas crianças será promissor”, afirmou.
Ansiosa pela primeira apresentação do filho Adrian, a moradora do bairro Verde Horizonte Fernanda Oliveira elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esse projeto contribui muito para a formação do meu filho, estou muito orgulhosa”, destacou.
O economista Flávio Chagas ficou impressionado com o concerto. Ao final da apresentação, ele afirmou que os projetos realizados pela Prefeitura têm contribuído muito para a formação dos moradores do Município.