Conceição Evaristo e Mia Couto encerram Jornada Pedagógica 2021

ASCOM
Publicado 16/04/2021 02:04:46

A Jornada Pedagógica segue na próxima semana, de 19 a 23 de abril, com várias atividades e conferências, dentre as magnas, dos premiados escritores, de renome internacional, Conceição Evaristo e Mia Couto, além dos palestrantes Ilan Brenman e Pedro Bandeira. Nessa sexta feira (16/4), a segunda etapa do evento, realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), promoveu o acolhimento dos estudantes da rede e de suas famílias.

Com o tema Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de “esperançar”, a iniciativa contou com diferentes atividades remotas, desenhadas de modo a contemplar especificidades de cada unidade educacional, diagnosticadas pelos comitês escolares.

A fase dedicada prioritariamente aos estudantes da rede e de suas famílias, teve início no dia 12 de abril e contou com o envolvimento de toda a equipe da pasta. “Alguns comitês optaram por realizar reuniões on-line com os pais, outras escolas realizaram oficinas, drive-thrus. Já outras fizeram rodas de conversa, sempre de modo remoto ou através de atividades que garantiram o cumprimento do distanciamento social”, explicou Hosana Bastos, gerente de currículo da Seduc.

Ainda segundo Hosana, algumas unidades já realizaram seus encontros inaugurando a tecnologia Google Sala de Aula, seja da educação infantil, da educação de jovens e adultos, ou mesmo das escolas especializadas da rede.

A técnica da secretaria ainda relatou que o momento foi também de atualização. De acordo Hosana, “grupos de WhatsApp foram renovados e reativados. Algumas escolas enviaram formulários eletrônicos para fazer sondagem diagnóstica quanto à situação das famílias no que se refere às condições de uso de ferramentas digitais, como o aparelho celular, por exemplo, bem como o acesso à internet, e isso de modo bem inicial”, pontou.

Na terceira etapa, que finaliza a Jornada entre 19 e 23 de abril, serão promovidas conferências, palestras e mesas redondas em horários variados, voltadas ao público ampliado da rede escolar, formado por docentes, técnicos, família e educandos. Para tanto, peças com a programação do evento já estão sendo disparadas, juntamente com o link de inscrição para as atividades.

Apesar da Jornada Pedagógica 2021 ter uma semana formal que marca seu encerramento, algumas atividades pontuais se desenvolvem até o mês de maio, como a exemplo do workshop voltado para apresentação de funções e práticas dos Conselhos Municipais, ou mesmo atividades específicas para a equipe da Diretoria Pedagógica (DIPE) e ações dedicadas à Educação Especial.

Para o encerrar o evento, a Seduc convidou parceiros de projeção mundial para a culminância da Jornada. A escritora brasileira e doutora em Literatura Comparada Conceição Evaristo faz a conferência magna de abertura, às 9h, do dia 19 de abril, enquanto o escritor moçambicano, Mia Couto, celebra a palestra de encerramento, às 10h, no dia 21 de abril. Profissionais de educação, docentes e não docentes, bem como outras pessoas que queiram acompanhar estas atividades podem fazê-lo através do canal da Seduc no YouTube, que pode ser acessado aqui.

Os palestrantes

Conceição Evaristo é escritora mineira, ficcionista e ensaísta. Mestre e doutora em Literatura, sua primeira publicação foi na série Cadernos Negros, em 1990. Possui sete livros publicados, dentre eles o vencedor do Jabuti (2015), Olhos D’água, e cinco dos quais traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Com premiações nacionais e internacionais, é escritora homenageada em diversas feiras literárias, sendo agraciada com o prêmio Personalidade Literária do Prêmio Jabuti em 2019.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor, com mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles, o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

Ilan Brenman é mestre e doutor em Educação, e um dos principais escritores premiados de literatura infantil do Brasil, com mais de 60 publicações espalhadas pelo mundo. Colunista da revista Crescer e da rádio CBN.

Pedro Bandeira é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Destacou-se com a obra “A Droga da Obediência”. Recebeu prêmios como o Jabuti e o da Câmara Brasileira do Livro, dentre vários outros. Em 2012 foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos.

Mais Notícias

Sesp organiza Clamor pelo aniversário de 20 anos do Centro Comercial

Sesp organiza Clamor pelo aniversário de 20 anos do Centro Comercial

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.