A importância do 1º Fórum Municipal de Educação de Camaçari está em valorizar ainda mais a opinião da população e criar uma relação de responsabilidade mútua entre pais, alunos, funcionários e gestores.
Por essa razão, o evento traz o tema Novos Rumos para a Educação em Camaçari, é o que explica o Secretário da Educação, Luiz Valter Lima.
Ter até 2012 todas as crianças de quatro e cinco anos na escola, dar continuidade na alfabetização de jovens e adultos e ampliar o projeto para que possam concluir o ensino fundamental, aumentar o número de atendimentos nas creches e melhorar a qualidade do ensino, são exemplos de ações que são metas em 2009.
Para o secretário Luiz Valter Lima, a proposta de gestão educacional de Camaçari não é administrar, é gestar. Ele explica que gestar implica em ouvir, em participar, atualizar e envolver a comunidade nas tomadas de decisão e o Fórum Municipal de Educação chega para firmar esse ideal.
O objetivo do evento é conscientizar as pessoas sobre o papel de cada um na sociedade. A iniciativa é um processo lento, mas eficaz, por ter uma natureza educativa ampliada e global, é o que diz o secretário de Educação.
Para que as ações sejam eficazes a comunidade precisa conviver com os problemas da sociedade para entendê-los e propor soluções eficientes. A tendência é que as pessoas deixem de ter apenas um envolvimento político e passe a ter também um envolvimento afetivo e de comprometimento com a educação do Município.
PRIMEIRA ETAPA
Todas as unidades de ensino de Camaçari deram início, na última sexta-feira (14/11), às atividades referentes ao 1º Fórum Municipal de Educação. Pais, alunos, professores, funcionários e gestores se reuniram nas escolas com o intuito de levantar propostas sobre temas como gestão educacional e práticas pedagógicas, além de eleger representantes para formação de conselho.
Projetos que promovam a inserção dos pais na escola, métodos inovadores para estimular os estudantes, implantação de alunos monitores e policiamento nas portas e imediações da unidade, são algumas das propostas levantadas por pais de alunos do Colégio Municipal São Thomaz de Cantuária.
Para o pai de dois alunos da unidade de ensino, Nailton Carlos Souza Couto, a iniciativa é boa oportunidade de demonstrar que educar não é só uma tarefa da escola. A diretora do colégio, Lígia Burgos acrescenta, é uma excelente chance de mudar os rumos da educação no Município.
Aumentar o número de auxiliares de disciplina foi a proposta da aluna da 7ª série, Naiane Carla Neves, 13 anos. Ela diz se sentir privilegiada em participar do fórum e garante iniciativas como essa valorizam e estimulam os alunos a participarem do ambiente escolar mais efetivamente.

Professores, pais e servidores participam das reuniões -