Comunidade de Cordoaria solicita demarcação das terras

Iwwa Agência
Publicado 04/04/2012 05:04:42

Em assembleia, a comunidade de Cordoaria, na zona rural de Camaçari, decidiu solicitar ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), através de ofício, a demarcação das terras quilombolas.

Durante o evento, realizado na noite de terça-feira (03/04), o secretário da Cidadania e Inclusão do Município, Carlos Silveira, explicou que a partir desse documento, o Incra inicia o estudo de agrimensura para conhecer os tipos de cultivos da localidade e realiza viisitas com engenheiros agrônomos. O órgão ainda vai realizar pesquisa antropológica para identificar a origem e a história dos moradores de Cordoaria.

Na conclusão do processo de demarcação, que se dará com a emissão da escritura da terra dada pelo Incra, o governo federal indenizará todos as propriedades de Cordoaria. Com isso, a localidade passará a ter posição de destaque no segmento turístico étnico da Bahia, que ainda não possui nenhum quilombo demarcado.

A titularização do Incra trará ainda outros benefícios para os moradores da localidade, como as políticas públicas do governo federal voltadas para as comunidades quilombolas.

Para o secretário Carlos Silveira, o reconhecimento da localidade como quilombo “é uma vitória para a população negra de Cordoaria”. Com 1.200 moradores, o local já possui título de comunidade quilombola, expedido pela Fundação Palmares.

Estiveram presentes na assembleia representantes da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia) e das secretarias municipais da Cultura e da Educação.    

Slideshow | 5 fotos

Comunidade de Cordoaria solicita demarcação das terras

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.