Complexo será construído no Phoc I

Iwwa Agência
Publicado 21/02/2014 02:02:39

Camaçari vai ganhar um Complexo de Atendimento à Educação Especial, que atenderá de forma integrada pessoas com todos os tipos de deficiências. A informação foi divulgada pelo prefeito Ademar Delgado, durante a solenidade de posse da nova diretoria da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaçari), na manhã desta sexta-feira (21/02).

De acordo com o prefeito Ademar Delgado, o projeto está em fase de elaboração, etapa que antecede a licitação e a contração da empresa que vai executar a obra. A prevista para construção do complexo é ao lado da Escola Especial CAIC, o bairro Phoc I.

O gestor municipal ainda destacou que uma das grandes preocupações da Prefeitura é com a educação inclusiva e infantil, “porque se tiverem uma boa base de ensino e estrutura familiar, as crianças se tornarão cidadãos mais conscientes do papel social de cada um e serão comprometidos com a construção de uma sociedade melhor”, explicou. 

Segundo o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, a construção do complexo deve representar um investimento na ordem de R$ 3 milhões, oriundos dos cofres municipais. “A expectativa é de que até o final de 2015, tenhamos um grande sistema de atendimento para a educação especial, que sirva de exemplo para todo o país”, destacou o secretário, ao acrescentar que a Prefeitura irá construir também um Centro de Atendimento da Educação Especial em Monte Gordo.

No discurso de posse, a nova presidente da APAE Camaçari, Lícia Mattos, disse que a educação especial é uma área que necessita da ajuda de todos, porque ainda tem muitas dificuldades. “Hoje, formamos uma rede de amor para diariamente vencermos os obstáculos”, destacou.

O presidente da Federação Estadual da APAE, Derval Freire, também prestigiou o evento. Há 20 anos à frente do movimento, ele disse que um dos principais trabalhos da associação é defender os diretos da pessoa com deficiência. “Já que somos todos iguais, vamos respeitar as diferenças”, enfatizou.

O momento marcante da solenidade ficou por conta da apresentação do grupo independente de teatro Isartes, que deixou uma mensagem muito importante de igualdade de direitos e respeito às diferenças. 

A cerimônia de posse contou com as presenças do superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, do presidente e vice-presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira e Elton Brito, respectivamente, além de ex-presidentes da APAE Camaçari, pais e alunos da associação.

O Poder Legislativo foi representado pelo vereador Gilvan Souza (PT).

 

APAE

 

Fundada em 18 de outubro de 1989, a APAE Camaçari é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, voltada à inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Atualmente, a entidade atende 225 alunos em escolarização com deficiência auditiva, intelectual e múltipla. Além disso, presta suporte e orientação às famílias, assim como atendimento e avaliação psicológica. 

Os serviços prestados na APAE são de educação infantil, ensino fundamental I, EJA (Educação de Jovens e Adultos), atendimento educacional especializado, inclusão no mercado de trabalho, realização do teste do pezinho, orientação às famílias e à comunidade e inclusão na escola regular.

A APAE Camaçari fica na rua Santa Rosa, nº 02, Camaçari de Dentro.

MEMBROS DA NOVA DIRETORIA

Diretoria executiva

Presidente: Lícia Mattos Silva

Vice-presidente: Pedro Paulo Pinto Rodrigues da Costa

Primeira diretora secretária: Nubia França Ferreira

Segunda diretora secretária: Cristina Glads Dias da Costa

Primeiro diretor financeiro: Adelino Alves Santos

Segundo diretor financeiro: Odilon Garcez Montenegro

Diretor de patrimônio: Diva Maria Santos

Diretor social: Silvio Roberto Teixeira dos Santos

Conselho de Administração

Marta de Cássia Alves Dias

Gilvan de Souza

Ismael Reis Filho

Hebe Maria de Brito Costa Pinto

Pedro Costa Pinto Neto

Elisabete Conrado Rodrigues

Mariana Santos Oliveira

Conselho Fiscal

Neirian Teles de Carvalho

Jane Reis

Maria Madalena Oliveira Pereira

Suplentes: 

Raildete Santos de Jesus

Maria Lima Calazans

Maria das Graças de Souza

Conselho Consultivo

Mario Augusto Costa Pinto

 

Slideshow | 5 fotos

Complexo será construído no Phoc I

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.