Complexo Cidade do Saber vai ganhar um planetário

Iwwa Agência
Publicado 05/12/2008 10:12:23

Os projetos da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro para 2009 foram discutidos e aprovados nesta quinta-feira (04/12), pelo Conselho Administrativo da entidade. A reunião foi presidida pela primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.

Antes da reunião deliberativa, realizada no próprio complexo poliesportivo, alunos da Cidade do Saber, aprovados para o quadro de bolsistas do balé Bolshoi, recepcionaram a primeira-dama do Estado.

O ato contou com a presença do prefeito Luiz Caetano e da presidente da Câmara de Vereadores e primeira-dama do Município, Luiza Maia.

Além da prestação de contas de 2008, o Conselho Administrativo da Cidade do Saber aprovou novas ações de inclusão social a serem executadas, como a construção do planetário e a implantação dos projetos Núcleo de Multimeios, Pontos Cidade do Saber e Cidade do Saber Móvel.

O planetário vai funcionar como um observatório do mapa estelar e laboratórios. Inicialmente, as obras estão orçadas em R$ 6 milhões. “O objetivo é oferecer tecnologia virtual para população e toda rede pública de ensino”, diz Ana Lúcia Alves da Silveira, diretora geral da Cidade do Saber.

O Núcleo de Multimeios vai disponibilizar laboratórios de cinema, fotografia, rádio e web design. Com o projeto Pontos Cidade do Saber, a Prefeitura pretende descentralizar os serviços já oferecidos, levando as atividades para as associações de moradores de bairro. O primeiro ponto será em Pé de Areias, em Jauá.

No intuito de atender os locais não contemplados pelo projeto de forma imediata, será implantado o Ponto Cidade do Saber Móvel. A ação vai ser executada por um caminhão itinerante.

“Acredito que nosso grande desafio agora é a construção do planetário e a ampliação do atendimento à comunidade, pois o povo precisa de oportunidades. De qualquer forma, as propostas aprovadas pelo Conselho Administrativo trazem grandes melhorias. A inclusão deve ser garantida em tempo integral”, afirma Fátima Mendonça.

Também participaram da reunião a vice-prefeita, Tereza Giffoni, o secretário da Educação (Seduc), Valter Lima, além de diretores da Cidade do Saber.

CONSELHO
O conselho administrativo é um órgão deliberativo de aprovação de contas e projetos da Cidade do Saber. O grupo se reúne anualmente, de forma ordinária, e em caráter extraordinário, quando houver necessidade de convocação.

É composto por 10 pessoas, entre elas a consulesa da Bélgica em Salvador, Catarina Druant, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida Filho, o presidente do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), Manoel Carnaúba, e Fátima Mendonça, atual presidente do conselho. Os outros seis membros são associados ao Instituto Raimundo Pinheiro.

Mais Notícias

Camaçari sedia festival cultural Quitutes e Batuques Diversidade

Camaçari sedia festival cultural Quitutes e Batuques Diversidade

Itacimirim e Guarajuba renovam selo Bandeira Azul 2022-2023 nesta segunda (12/12)

Itacimirim e Guarajuba renovam selo Bandeira Azul 2022-2023 nesta s...

Matrículas para oficinas no Centro Cultural Barra do Pojuca são prorrogadas

Matrículas para oficinas no Centro Cultural Barra do Pojuca são pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us