Comitiva de Corumbá conhece o Cuidar

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2012 04:05:11

Com objetivo de conhecer de perto a experiência da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), uma comitiva da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, visitou, nesta sexta-feira (04/05), o Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) de Camaçari.

O trabalho desenvolvido em Camaçari servirá de base para a implantação do Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme em Corumbá. “Camaçari é referência no Brasil, por isso escolhemos a Unifal para verificar in loco o funcionamento da unidade”, explicou Davi do Rosário, gerente de Promoção da Igualdade Racial de Corumbá.

Encantada com a dimensão do trabalho desenvolvido no Município em prol das pessoas com doença falciforme, a presidente da Acodfal (Associação Corumbaense das Pessoas com Doença Falciforme) e também conselheira municipal da saúde, Walthenia Costa, expressou o desejo de que o Município implante uma estrutura semelhante à de Camaçari, em termos de equipe, tratamento e, especialmente, acolhimento ao paciente.

O fato de a Unifal oferecer todo o suporte necessário à pessoa com doença falciforme em um só local, inclusive com a oferta de consultas e acompanhamento com médico hematologista, também impressionou a comitiva, que contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá, Lúcia Helena Coelho.

Os visitantes foram recepcionados pelo coordenador da Unifal, Tiago Novais, e se reuniram com a equipe da Unifal, o presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme, Ademário Ribeiro, mães de pacientes da Unifal e com o subcoordenador estadual de Promoção da Equidade em Saúde e coordenador do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra, Antonio Purificação.

 UNIFAL

Camaçari é a primeira cidade do Nordeste, fora as capitais, a implantar uma unidade de atenção às pessoas com doença falciforme e, graças à qualidade e dimensão do trabalho desenvolvido no Município, a Unifal se tornou referência no Estado e no País.

Na local, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, composta por médica hematologia, assistente social, nutricionista, farmacêutico bioquímico, coordenador e três auxiliares administrativos. Além disso, a unidade encaminha os pacientes para as vacinas especiais e realiza a marcação de exames específicos, a exemplo do doppler transcraniano, bioimagem e laboratoriais.

A implantação da Unifal também rendeu outros benefícios. A partir da unidade, a Sesau (Secretaria da Saúde) passou a distribuir os medicamentos destinados às pessoas com doença falciforme nas unidades de saúde, uma das diretrizes do Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Doença Falciforme, instituído em 2009.

Slideshow | 5 fotos

Comitiva de Corumbá conhece o Cuidar

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.