Comitiva conhece projetos da cidade

Iwwa Agência
Publicado 18/11/2010 11:11:25

A delegação chinesa proveniente da cidade de Deyang conheceu a Cidade do Saber e elogiou o equipamento de esporte e cultura voltado à população do Município, na noite de quarta-feira (17/11). Na ocasião, o aluno de Karatê Nicolas Domingos, 13 anos, conversou com os chineses sobre a história das artes marciais.

Além da proposta de reforçar a parceria com o Município, a visita da delegação chinesa faz parte das atividades da Semana Global do Empreendedorismo, que começou nesta quinta-feira (18/11).

Muito descontraído, o grupo foi recepcionado pelas alunas de balé e em seguida assistiu a uma apresentação de karatê na entrada da instituição. A comitiva visitou as salas de atividades, o UNICA (Universo da Criança e do Adolescente) e o Memorial do Pólo Industrial de Camaçari. A visita foi finalizada no Teatro da Cidade do Saber, momento em que assistiram a uma apresentação de dança.  

A delegação chinesa conheceu as instalações do complexo acompanhada da diretora da instituição, Ana Lúcia Silveira, e dos secretários do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, e do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes.

Durante a visita, o grupo se mostrou interessado nas informações sobre a quantidade de funcionários e alunos, além do investimento na construção do complexo. De lá, seguiram para um jantar de boas-vindas em Arembepe, na orla do Município, com a presença do prefeito Luiz Caetano.

“A nossa intenção é fazer intercâmbio nas áreas de segurança pública e educação”. E acrescenta, “Temos muitas coisas em comum com o Brasil e com Camaçari, esta troca de experiência permitirá que ambas as cidades se desenvolvam cada vez mais”, disse o prefeito de Deyang, Xiao Longxi.

A delegação chinesa permanece no Município até sexta-feira (19/11), quando segue para um city tour em Salvador e de lá embarca para São Paulo.

 CHEGADA

O grupo chegou à Camaçari na tarde de quarta-feira (17/11) e foi recebido pelos secretários do Governo, Francisco Franco, das Relações Internacionais, Ivanildo Antônio, e a presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia.

Na seqüência, a comitiva participou de uma palestra sobre segurança pública e se surpreendeu com os resultados apresentados.

A explanação foi aberta pela secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, que falou sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e prosseguiu com o tenente-coronel da Polícia Militar (PM), Ivanildo Castro, que tratou sobre a Ronda Ostensiva Monitorada Eletronicamente (Rome) e as demais atividades da PM que reduziram os índices de criminalidade no Município.

A vereadora Luiza Maia levou o abraço de boas-vindas do prefeito Luiz Caetano, que estava em viagem. A vereadora aproveitou a ocasião para falar o quanto Camaçari cresceu nos últimos anos e lembrou também do grande potencial industrial e turístico do Município.

A comitiva, presidida pelo prefeito de Deyang, Xiao Longxi, é composta pela secretária geral do Comitê Municipal de Deyang, Wu Yuhua, pelo diretor do Departamento de Educação da cidade, Pen Yon, o vice-diretor do Departamento de Segurança Pública, Fu Lijun, pela chefe de seção e intérprete em inglês do departamento de Relações Internacionais, Ai Hong, e o vice-chefe do executivo do distrito de Jingyan, governo popular distrital de Deyang, Su Gan.

PRESENÇAS

Estiveram presentes durante a cerimônia os secretários da Administração, Ademar Delgado, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Côrtes, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, e do Turismo, Waldy Freitas.

Também participaram do encontro o delegado da Polícia Civil do Município, Nilton Borba, o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Pólo Industrial (CIPE/PI), major Adalberto Piton, os presidentes da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), Luciano Sacramento, e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Pedro Failla, e o analista e autor de livros sobre a China, Wladimir Pomar.

Slideshow | 3 fotos

Comitiva conhece projetos da cidade

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.