Camaçari sai na frente com o programa municipal de combate à extrema pobreza. Elaborado com base no Brasil sem Miséria, o Plano Governamental Camaçari sem Miséria garante direitos sociais e a chance de emprego por meio de ações produtivas, além de moradia, saúde, educação e qualificação profissional. Inicialmente, são beneficiadas 8.390 famílias com renda per capita de até R$ 70 mensais.
Lançado na última sexta-feira (29/08), o Plano Governamental do Município conta com a participação de todas as secretarias, que juntas potencializam as ações, projetos e programas do Município, Estado e do governo federal.
Sobre o Brasil sem Miséria, o coordenador do Plano Municipal e secretário da Administração, Ademar Delgado, é enfático. “O governo Lula tirou 28 milhões de famílias da extrema pobreza. Portanto, é extremamente plausível concretizar a meta do programa lançado por Dilma, de retirar mais 16 milhões. Para isso, no entanto, é preciso o engajamento de todos os municípios brasileiros”.
A Secretaria da Administração tem a função de coordenar as ações do Plano Governamental Camaçari sem Miséria, garantir a integração entre as diversas secretarias municipais, fixar metas, além de orientar a formulação, implementação, monitoramento e avaliação do programa.
REUNIÕES
Diversas reuniões estão sendo realizadas para discutir as ações de cada Secretaria. Nesta quinta-feira (04/08), o Comitê Gestor do Plano debateu o papel das secretarias do Desenvolvimento Social (Sedes), da Cidadania e Inclusão (Secin), da Habitação (Sehab) e da Cultura (Secult).
As funções das secretarias do Esporte e Lazer (Sedel), da Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e da Mulher (Semu) também estão em pauta. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Cidade do Saber marcam presença nas discussões como convidadas.
E o ciclo de reuniões não encerra por aí. No dia 24 de agosto acontece um novo encontro. Desta vez, com o Comitê Intergovernamental, formado pelas secretarias municipais e a sociedade civil organizada.
MAIS AÇÕES
A Prefeitura está empenhada nos trabalhos de mobilização social. Nesta sexta-feira (05/08), a partir das 8h, o Comitê Gestor se reúne na Cidade do Saber com representantes da AME Brasil (Associação Brasileira de Ministros Evangélicos) e da Comec (Conselho de Ministros Evangélicos de Camaçari) para apresentar o Camaçari sem Miséria e verificar a possibilidade de firmar parceria.
Na última quarta-feira (03/08) houve uma reunião com a superintendência Geral do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari). A intenção é também estabelecer um acordo com a Associação para que todas as entidades do Município participem do programa de combate à extrema pobreza.

Secretário ressalta a importância do Plano -