Comitê de Camaçari apóia medidas para prevenir a Aids

Iwwa Agência
Publicado 24/04/2008 05:04:30

O Comitê de Enfrentamento do HIV/Aids do município de Camaçari, formado pelos coordenadores das secretarias de Saúde/CRES, da Mulher, da Educação (Seduc), do Gapa (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids) e das unidades escolares, promoveu reunião quinta-feira (24/04) pela manhã, na Secretaria da Mulher (SEMU), para agregar os novos parceiros e apresentar as ações futuras.

O grupo, apesar de fundado em abril de 2006, ainda está em fase de estruturação. O objetivo é articular estratégias de prevenção à Aids no Município, melhorar e fortalecer as ações locais de precaução à doença e apoiar as atuações das secretarias e outras organizações no enfrentamento da epidemia.

Entre os diversos planos de extensão dos projetos está o de ampliar o número de representantes, como forma de fortalecimento, dar legitimidade e visibilidade a ajuda aos órgãos e sustentar as ações de prevenção junto aos jovens e a população em geral.

De acordo com a representante da SEMU e membro do Comitê, Ana Clécia Alves, há escolas no Município parceiras do projeto como a Maria Quitéria, Luís Pereira Costa e Luís Rogério, sendo que cada estabelecimento educacional escolhe 10 alunos, da 5ª a 8ª série, para fazer parte do grupo.

Os estudantes serão capacitados para serem multiplicadores dos projetos. O critério de indicação para que os jovens façam parte da divulgação e apóiem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é o perfil do aluno, ou seja, tem de ser uma pessoa participativa, interessada e responsável.

Segundo Márcia Lacerda, coordenadora do Centro de Referência de Especialidades em Saúde (CRES), há um total de 110 pacientes com o vírus HIV no município, 83 com HIV positivo atendidos no CRES, 52 em uso de Terapia Anti-retroviral (TARV), popularmente conhecido como coquetel, e 581 pacientes atendidos pelo CRES, onde 46% são homens e 54% mulher.

Foto:

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.