Comemorado decreto que reduz IPI

Iwwa Agência
Publicado 01/08/2012 05:08:21

A confirmação, pela presidenta Dilma Rousseff, do decreto que reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as indústrias automotivas que estão instalando fábricas no Brasil, foi recebida com grande comemoração em todos os setores da sociedade de Camaçari. O decreto, segundo a presidenta, será baixado ainda na primeira quinzena deste mês, e garante a continuidade da construção, no Município, da primeira unidade da JAC Motors no Brasil.

Empresários, trabalhadores, técnicos e dirigentes do pólo industrial, além de representantes do alto escalão do governo municipal destacam a importância da ampliação do pólo automotivo, com a chegada da JAC Motors, para o fortalecimento da economia do Município, da Região Metropolitana, do Nordeste e de todo o Brasil. Também parabenizam o governador Jaques Wagner e o prefeito Luiz Caetano pela rapidez na resolução do caso junto à presidenta Dilma Rousseff.

Na segunda-feira (30/07) passada, a direção da JAC Motors anunciou a suspensão do plano de expansão das concessionárias no Brasil e a paralisação da obra de construção da fábrica em Camaçari, até que o governo federal efetive o compromisso assumido no início do ano, de baixar decreto reduzindo o IPI. A indústria chinesa se queixa de pagar índice de 36,5%, enquanto as montadoras instaladas no país são taxadas em 6,5%. Logo no dia seguinte, terça-feira (31/07), em uma rápida articulação, o governador manteve audiência com a presidenta, que tranquilizou a Bahia e Camaçari confirmando que o decreto será baixado impreterivelmente em agosto.

O prefeito Luiz Caetano, que acompanhou de perto, em Brasília, a audiência de Jaques Wagner com Dilma Rousseff, é um dos que mais festejam a confirmação da JAC Motors no Município. Ele ressalta a importância de reforçar a economia regional perante uma conjuntura internacional marcada por grave crise financeira e lembra que o fortalecimento do mercado interno tem sido a alternativa bem sucedida do governo federal no enfrentamento das turbulências na economia mundial.

 O presidente da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari), Luciano Sacramento, disse que a chegada da JAC Motors representa mais crescimento não apenas para a indústria, mas também para os setores do comércio e serviços. “A ampliação do pólo automotivo significa mais empregos, mais renda, mais negócios e mais receita para a administração municipal investir na cidade. Todos saem ganhando”. O Sindicato dos Metalúrgicos, garante o presidente Júlio Bonfim, está “atento ao desenrolar dos acontecimentos” e a entidade se movimenta para assegurar a qualificação da mão-de-obra local, de forma a permitir que a população de Camaçari possa ser beneficiada com a abertura dos novos postos de trabalho.

 A construção da fábrica da JAC na Bahia, uma conquista fruto do trabalho articulado entre o governo do Estado e a Prefeitura de Camaçari, representa um investimento de R$ 900 milhões. A previsão é produzir 100 mil veículos por ano, com a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

 

Foto: Nelinho Oliveira

Construção da Jac Motors no Município está garantida -

Mais Notícias

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Praça e Campo Pedro Tudão é entregue em clima de festa  

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta terça (24)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Sedap realiza 6ª compra do PAB nesta terça (24/5)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.