Começou nesta terça-feira (09/03) a série de pré-conferências que vai discutir a situação da saúde mental em Camaçari. O primeiro encontro aconteceu em Parafuso, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O objetivo é fomentar o debate, a participação da comunidade e eleição de delegados para a Conferência Municipal, marcada para 6 e 7 de abril, na Cidade do Saber.
Participam da discussão os usuários dos serviços em saúde mental, familiares, comunidade e outros setores da sociedade. Entre os temas abordados, está a preocupação com o uso de álcool e outras drogas, a história da loucura, a rede de saúde mental municipal e a reforma psiquiátrica.
Ao todo, serão eleitos 100 delegados, sendo 50 usuários e familiares e o restante, trabalhadores em saúde, representantes de movimentos sociais, gestores, entre outros.
As discussões irão acontecer em várias localidades da sede e orla, com intenção de descentralizar os debates e levar informações das conferências. A mobilização da comunidade é bastante importante para conquistar avanços na área.
Tanto as pré-conferências quanto a conferência municipal são promovidas pela Secretaria da Saúde de Município (Sesau).

Usuários, familiares e comunidade particpam da reunião -