Começam novas obras no Morro da Manteiga

Iwwa Agência
Publicado 03/02/2010 12:02:03

Começou a segunda etapa de reflorestamento do Morro da Manteiga. Segundo a Secretaria da Infra-Estrutura de Camaçari (Seinfra), a proposta é disciplinar o escoamento das águas e criar condições para que o morro retorne às condições naturais de estabilidade.

A intervenção foi dividida em duas fases. A primeira, realizada em uma área de 8 mil metros quadrados, contempla toda encosta do bairro Novo Horizonte e parte do Maria Meire.

No local, está sendo feita regularização dos espaços erodidos, nivelamento do terreno, abertura de covas para disposição de adubos e semente, mais a aplicação de biomanta – manta constituída por fibras naturais e biodegradáveis de coco. A previsão é de que os trabalhos terminem no final do mês.

Na segunda fase, que compreende o restante do acesso ao bairro Maria Meire, é realizada terraplanagem do terreno. De acordo com a Seinfra, os trabalhos com as máquinas devem ser concluídos até o final de fevereiro. O terreno beneficiado mede aproximadamente 25 mil metros quadrados.

Uma equipe de 30 profissionais trabalha diretamente nas obras do Morro da Manteiga, que tem investimento municipal próximo a R$ 900 mil. A meta da Prefeitura é, numa terceira etapa, estender a obra para encosta que dá acesso à Via Parafuso e, em seguida, fazer o reflorestamento de toda área.

A recuperação do Morro beneficia não só a população do entorno, onde residem cerca de 500 famílias, mas toda população de Camaçari, uma vez que a ação contribui para preservação do meio ambiente, redução do assoreamento do Rio Camaçari e da poluição.

MORRO DA MANTEIGA
As obras no local iniciaram em 2008, com a recuperação de 35 mil metros quadrados de área. Na época, também foi realizada pavimentação asfáltica, construção de passeios e obras de drenagem. O Morro da manteiga é uma elevação situada ao norte dos bairros Maria Meire e Novo Horizonte.

O local sofre com o processo de degradação, existente há mais de 30 anos, em função da exploração das empresas da construção civil e da ocupação irregular.

Foto: Nelinho Oliveira

O reflorestamento está orçado em cerca de R$ 900 mil -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (30) para todas as dos...

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de campeonato no Piauí

Quadrilha Fogueira Santa arrecada contribuição para participar de c...

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

STT inicia vistoria de veículos de transporte escolar da sede e costa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us