As elevatórias previstas nas obras de esgotamento sanitário da sede de Camaçari estão sendo construídas. Os serviços começaram pela rua Paranapanema, bairro Natal, com a instalação de um interceptor para transportar os dejetos que vêm do Parque Florestal.
A elevatória em construção vai bombear o esgoto para uma outra, a ser instalada no Bairro dos 46, num terreno próximo a praça principal. Em seguida, os dejetos serão enviados para a estação do sistema de saneamento da rua do Toco, Gleba E, também prevista no projeto de esgotamento sanitário. Em cada um dos locais será instalada uma elevatória, totalizando três em toda sede.
Segundo o sub-secretário do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Everaldo Siqueira, o esgoto da terceira elevatória é bombeado para o Espaço Alfa e depois segue para tratamento na Estação da Cetrel. Por fim, os dejetos são lançados no Emissário Submarino, em Arembepe.
Na sede de Camaçari foi realizado 53% das intervenções previstas no cronograma de obras. Atualmente, são mais de 96 quilômetros de redes coletora e cerca de 107 quilômetros de condominial instalados. A obra, iniciada em 2007, vai ser concluída em dezembro deste ano.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede está orçada em R$ 64 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Na orla, onde foi cumprido mais de 85% do projeto, a verba é da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) e soma R$ 25,5 milhões.

Os serviços tiveram início pela rua Paranapanema -