Começaram nesta segunda-feira (22/08) e com uma belíssima apresentação do Grupo Cultural Eremim de Parafuso as atividades realizadas pela Prefeitura em homenagem ao Dia Municipal de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Jorge Amado, na sede do Município.
Sob o comando do Mestre Samuel, as 25 crianças e adolescentes que integram o Eremim de Parafuso apresentaram o verdadeiro samba de roda de raiz, além de compartilharem um pouco mais da cultura yorubá. O grupo foi fundado em 7 de setembro de 2010, no intuito de difundir a cultura popular e resgatar crianças e jovens de situação de risco. “Para mim é mais uma oportunidade de divulgar o trabalho que desenvolvo com essas crianças”, ressaltou mestre Samuel, ao falar sobre a importância da celebração do evento.
O Mestre Samuel é a principal inspiração para o integrante mais novo do Eremim de Parafuso, Silas Santos, 6 anos. “Eu quis entrar no grupo porque achei muito lindo ver eles se apresentando, principalmente o meu Mestre, quero seguir aqui e ser como ele um dia”, contou.
Além das pessoas que frequentam a Biblioteca, prestigiaram o evento os estudantes da Escola Municipal Professora Laurita de Souza Ribeiro. Quem entrou no ritmo do evento e foi convidada para sambar foi a estudante Anny Luiza Feitosa, 11 anos. Ela contou que achou o evento super legal e que ali descobriu o que são grupos culturais, mestres de cultura e a importância de manter viva essa tradição.
A programação segue até sábado (27/08) com apresentações de outros grupos culturais. As apresentações ocorrem nas bibliotecas Jorge Amado e na Infantojuvenil Monteiro Lobato, na sede, e na Ler é Preciso, em Vila de Abrantes, na orla, além do Teatro Alberto Martins.
Simultaneamente, enquanto o evento ocorria na Biblioteca Jorge Amado, o grupo Caboclo Mirim de Parafuso, se apresentava na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. O evento é realizado pela Secult (Secretaria da Cultura).
O Dia Municipal de Proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares foi instituído no Município pela Lei n.º 1.258/2012, e incluído no calendário cívico da cidade.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (23/08) – 14h às 15h
Biblioteca Ler é Preciso
Grupo Chegança de Mouros de Arembepe
Teatro Alberto Martins
Grupo Boi Bonito de Vila de Abrantes
Quarta-feira (24/08) – 15h às 16h
Biblioteca Jorge Amado
Grupo Boi Janeiro de Parafuso
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Grupo Samba de Roda Guerreiros de Parafuso
Quinta-feira (25/08) – 14h às 15h
Teatro Alberto Martins
Grupo Samba de Roda Nativas de Arembepe
Sexta-feira (26/08) – 15h às 16h
Biblioteca Jorge Amado
Grupo Samba de Caboclo de Parafuso
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Grupo Raízes do Passado
Biblioteca Ler é Preciso
Grupo Boi Mirim de Parafuso
Sábado (27/08) – 18h às 19h30
Teatro Alberto Martins
Grupo Espermacete