O trabalho técnico social que compõe o Projeto de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari já começou a ser executado. Dividido em três eixos de ação, a iniciativa promove a mobilização comunitária e educação ambiental, além de contribuir para a geração de trabalho e renda.
Serão desenvolvidas ações como a sensibilização da comunidade para apropriação, manutenção e conservação dos espaços públicos construídos. Além disso, as ações do trabalho técnico social incluem a articulação e atração de projetos de geração de renda, visando a redução das situações de exclusão social, atividades de apoio à negociação e pactuação para desocupação das áreas de APP (Áreas de Preservação Permanente) e o reassentamento das famílias nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O projeto também pretende difundir e discutir o Manual do Morador entre as famílias a serem reassentadas, assim como realizar reuniões com as famílias, no intuito de orientá-las sobre questões como orçamento doméstico e uso racional de água e energia elétrica.
O trabalho técnico social será executado em três etapas, no período em que antecede as obras, durante a execução das intervenções e na pós-ocupação, este último, com duração de 36 meses.