Camaçari iniciou a implantação do sistema REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Brasil) terça-feira (30/08). Os trabalhos começaram com uma reunião entre os setores da sociedade envolvidos no processo, que discutiram as ações a serem adotadas.
Agora, o Município vai criar um comitê gestor com representantes das secretarias da Fazenda, do Desenvolvimento Urbano, da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Econômico para coordenar o projeto.
Na sequência, acontece reunião com as secretarias municipais envolvidas para que sejam traçados os procedimentos a serem adotados, como metas e prazos.
Camaçari foi convidada pela Receita Federal e Juceb (Junta Comercial do Estado da Bahia) para implantar o projeto piloto da Redesim no Estado.
O REDESIM é um projeto do governo federal que possibilita a diminuição da burocracia, modernização e redução do prazo para a abertura e fechamento de empresas no Município.
Com o sistema, a Prefeitura vai oferecer mais transparência e rapidez na legalização das empresas, além de incrementar a arrecadação, eliminar empresas fantasmas e possibilitar a realização de um censo econômico na cidade.
O cidadão também ganha com a iniciativa, pois não precisará mais se dirigir até as diversas instituições públicas para iniciar ou fechar uma empresa. Todo o serviço poderá ser feito pela internet.
A reunião contou com a participação do secretário da Fazenda, Paulo Cézar Gomes, representantes das secretarias envolvidas, Juceb, sindicatos, conselhos de contabilidade, além de membros do comércio local.

Secretarias municipais ajustam detalhes do REDESIM -