O Balé do Teatro Castro Alves (TCA) fez a abertura do 1º Fórum de Cultura e Juventude de Camaçari, na noite de quarta-feira (18/11), no Teatro da Cidade do Saber (TCS).
O evento segue até domingo (22/11) e conta com mil pessoas inscritas para as oficinas e mesas de debates dos eixos temáticos que serão realizadas sexta-feira (20/11) e sábado (21/11).
Jovens de vários pontos da cidade participaram da abertura e apóiam a iniciativa. É o caso de Manuel Cícero, 21 anos, estudante de teatro da Casa da Criança, que defende a inserção do jovem na construção das políticas de cultura do Município. Gostei de ter o balé na abertura, os jovens precisam ter acesso a outras atividades artísticas que não sejam o pagode.
Para Emirzarlan Lima, 17 anos, o fórum vai permitir que os jovens exponham as opiniões e contribuam na formação de novos projetos para a juventude. Vou participar de três mesas de debate e duas oficinas. Estou fazendo a minha parte e espero que os jovens de Camaçari também façam.
De acordo com o coordenador da Juventude, Pedro Azevedo, a Prefeitura de Camaçari tem como proposta desenvolver ações que estimulem os jovens a pensar e articular políticas que coloquem a juventude como protagonista. É a primeira vez que o governo quer ouvir mais.
Para o secretário de Cultura, Vital Vasconcelos, o fórum tem papel de reflexão e debate, além de oferecer novos elementos como a linguagem corporal e musical. Aqui os jovens agregam os conhecimentos adquiridos na educação formal aos conhecimentos artísticos e culturais.
A programação segue com oficinas, shows musicais, salas de debates sobre os oito eixos temáticos, peças teatrais e a final do projeto Palco da Cidade.