Os primeiros exames epidemiológicos do Programa SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, estão sendo realizados nos bairros do Phoc 3, Lama Preta, Gleba E, Piaçaveira, Gravatá e Camaçari de Dentro. O prazo para conclusão dos trabalhos é de um mês.
O planejamento da pesquisa prevê visita a seis mil domicílios. Ao todo, 12 profissionais, divididos em seis duplas, irão visitar 30 áreas da sede, orla e zona rural do Município. O objetivo é fazer o levantamento das condições da saúde bucal da população.
A coordenadora de saúde bucal da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), Alcemirian Quadros, destaca a importância da participação da população na pesquisa e pede que a comunidade não tenha receio em abrir as portas de casa para os pesquisadores. Para facilitar a identificação, os profissionais envolvidos na pesquisa estarão vestidos com jaleco da Sesau, colete com a logomarca do programa e crachá. Um agente comunitário de saúde do bairro acompanha todo trabalho.
Inicialmente, serão avaliadas as crianças de cinco anos, seguidas pelas de 12 anos e depois adolescentes de 15 a 19 anos. Numa outra etapa serão avaliados adultos de 35 a 44 anos e, por fim, idosos de 65 a 74 anos. Em seguida, serão feitos exames bucais para avaliação das condições periodontais, cáries, oclusão, fluorose e necessidade de colocação de prótese.
Os dados coletados na pesquisa serão utilizados no planejamento das ações de saúde bucal do Município e enviados para o Ministério da Saúde. Para este trabalho, cada pesquisador recebeu um microcomputador portátil (PDA), cedido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), jaleco e instrumentos. As perguntas dos questionários abordam a situação sócio-econômica da família, nível de escolaridade e uso de serviços odontológicos.
O objetivo do SB Brasil 2010 é conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira, além de subsidiar o planejamento das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Bucal.
A pesquisa será realizada em todo o país. Na Bahia, além de Camaçari, dez municípios foram selecionados. O programa vai atender Salvador, Aiquara, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Ipirapitanga, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Serra do Ramalho e Teixeira de Freitas.
A pesquisa é realizada através da parceria entre as secretaria da saúde do Município, estado e o Ministério da Saúde.

A pesquisa prevê visita a seis mil residências -