Começa coleta de dados para pesquisa nacional

Iwwa Agência
Publicado 18/05/2010 04:05:38

Os primeiros exames epidemiológicos do Programa SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, estão sendo realizados nos bairros do Phoc 3, Lama Preta, Gleba E, Piaçaveira, Gravatá e Camaçari de Dentro. O prazo para conclusão dos trabalhos é de um mês.

O planejamento da pesquisa prevê visita a seis mil domicílios. Ao todo, 12 profissionais, divididos em seis duplas, irão visitar 30 áreas da sede, orla e zona rural do Município. O objetivo é fazer o levantamento das condições da saúde bucal da população.

A coordenadora de saúde bucal da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), Alcemirian Quadros, destaca a importância da participação da população na pesquisa e pede que a comunidade não tenha receio em abrir as portas de casa para os pesquisadores. Para facilitar a identificação, os profissionais envolvidos na pesquisa estarão vestidos com jaleco da Sesau, colete com a logomarca do programa e crachá. Um agente comunitário de saúde do bairro acompanha todo trabalho.

Inicialmente, serão avaliadas as crianças de cinco anos, seguidas pelas de 12 anos e depois adolescentes de 15 a 19 anos. Numa outra etapa serão avaliados adultos de 35 a 44 anos e, por fim, idosos de 65 a 74 anos. Em seguida, serão feitos exames bucais para avaliação das condições periodontais, cáries, oclusão, fluorose e necessidade de colocação de prótese.

Os dados coletados na pesquisa serão utilizados no planejamento das ações de saúde bucal do Município e enviados para o Ministério da Saúde. Para este trabalho, cada pesquisador recebeu um microcomputador portátil (PDA), cedido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), jaleco e instrumentos. As perguntas dos questionários abordam a situação sócio-econômica da família, nível de escolaridade e uso de serviços odontológicos.

O objetivo do SB Brasil 2010 é conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira, além de subsidiar o planejamento das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a Política Nacional de Saúde Bucal.

A pesquisa será realizada em todo o país. Na Bahia, além de Camaçari, dez municípios foram selecionados. O programa vai atender Salvador, Aiquara, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Ipirapitanga, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora, Serra do Ramalho e Teixeira de Freitas.

A pesquisa é realizada através da parceria entre as secretaria da saúde do Município, estado e o Ministério da Saúde.

Foto: Agnaldo Silva

A pesquisa prevê visita a seis mil residências -

Mais Notícias

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

Limpec lança projeto “Limpec Educa” na Cidade do Saber

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta quinta-feira (30)

10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari teve início nesta qu...

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

I Fórum do Adolescente acontece em clima de festa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us