Começa 4ª Edição dos Jogos Escolares de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 22/10/2008 01:10:33

A animação tomou conta dos estudantes de Camaçari, que na tarde desta quarta-feira (22/10) deram início as competições da 4ª edição dos Jogos Escolares.

Participam cerca de 4.500 alunos da rede pública e privada do Município. O evento segue quinta-feira (23/10), sexta (24/10), sábado (25/10) e nos dias 31/10 e 01/11.

Estudantes entre 12 e 17 anos disputam em sete modalidades masculinas e femininas, pelas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). As competições incluem futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Estão inscritas 48 escolas, sendo 32 municipais, sete estaduais e nove particulares.

Para Nilson Santana da Silva, estudante do Centro Educacional Santo Antônio, em Machadinho, a 4ª edição dos Jogos Escolares é uma oportunidade de praticar novas modalidades esportivas e interagir com outros alunos. “Estou ansioso para jogar e trouxe até um colega da minha rua para assistir as partidas. Sei que aqui vou conhecer muitas pessoas”, diz o ala esquerda da equipe de futsal.

O goleiro da escola municipal Félix Joaquim, Israel Batista Nunes, 16 anos, lembra que espírito de competição e aprendizado devem andar juntos. “Ano passado ficamos em terceiro lugar, mas este ano queremos o título. De qualquer jeito é sempre bom participar e ter a oportunidade de aprender fora da sala de aula”.

Com exceção desta quarta-feira (22/10), os demais dias de disputas começam às 8h. As equipes jogam na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, Estádio Municipal Armando Oliveira e nas escolas municipais Reitor Edgar Santos, Laurita de Souza Ribeiro, Félix Joaquim de Moraes, São Thomaz de Cantuária e Caic (Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente).

Segundo Vagner Pinho Cavalcante, professor de educação física de duas escolas da rede municipal, os Jogos Escolares contribuem com a formação dos alunos. “Esporte é educação, pois através dele o jovem pode crescer e se profissionalizar”, diz o educador, que pelo segundo ano consecutivo coordena turmas durante o campeonato.

FINAIS
Os vencedores de xadrez, tênis de mesa e atletismo serão conhecidos na manhã deste sábado (25/10). As finais acontecem, respectivamente, na Cidade do Saber, Camelódromo e no estádio municipal Armando Oliveira.

Os jogos seguem no dia 31, quando os semifinalistas de vôlei, futsal, handebol e basquete disputam uma vaga na grande final, prevista para 1º de novembro. As partidas serão realizadas no Caic, Cidade do Saber, escolas São Thomaz de Cantuária e Reitor Edgard Santos.

Os três primeiros colocados de cada categoria e modalidade ganham medalhas e as escolas participantes troféus. Na final, ainda está programada apresentação do grupo de dança do Caic e festival de capoeira. A parte lúdica do evento começa às 8h, na Cidade do Saber.

A cerimônia de encerramento está prevista para o dia 14 de novembro, na Casa do Trabalho.

Os Jogos Escolares de Camaçari é realizado por meio de parceria entre as secretarias municipais da Educação (Seduc), Esporte e Lazer (Sedel) e Saúde (Sesau), com o apoio do Tiro de Guerra e da Polícia Militar.

Para garantir a realização do evento, a Prefeitura participa com infra-estrutura, arbitragem, material esportivo, lanche, água e transporte.

Foto: Agnaldo Silva

Cema e Mascarenhas disputam o primeiro jogo de futsal -

Mais Notícias

Governo segue com ações em proteção à vida dos que residem no Jardim Brasília

Governo segue com ações em proteção à vida dos que residem no Jardi...

STT realiza 2ª Operação Calçadas Limpas em Vila de Abrantes nesta terça (17)

STT realiza 2ª Operação Calçadas Limpas em Vila de Abrantes nesta t...

GTC da 7ª edição do PPAC realiza 4ª reunião do Fórum do Adolescente

GTC da 7ª edição do PPAC realiza 4ª reunião do Fórum do Adolescente

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.