A animação tomou conta dos estudantes de Camaçari, que na tarde desta quarta-feira (22/10) deram início as competições da 4ª edição dos Jogos Escolares.
Participam cerca de 4.500 alunos da rede pública e privada do Município. O evento segue quinta-feira (23/10), sexta (24/10), sábado (25/10) e nos dias 31/10 e 01/11.
Estudantes entre 12 e 17 anos disputam em sete modalidades masculinas e femininas, pelas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). As competições incluem futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Estão inscritas 48 escolas, sendo 32 municipais, sete estaduais e nove particulares.
Para Nilson Santana da Silva, estudante do Centro Educacional Santo Antônio, em Machadinho, a 4ª edição dos Jogos Escolares é uma oportunidade de praticar novas modalidades esportivas e interagir com outros alunos. Estou ansioso para jogar e trouxe até um colega da minha rua para assistir as partidas. Sei que aqui vou conhecer muitas pessoas, diz o ala esquerda da equipe de futsal.
O goleiro da escola municipal Félix Joaquim, Israel Batista Nunes, 16 anos, lembra que espírito de competição e aprendizado devem andar juntos. Ano passado ficamos em terceiro lugar, mas este ano queremos o título. De qualquer jeito é sempre bom participar e ter a oportunidade de aprender fora da sala de aula.
Com exceção desta quarta-feira (22/10), os demais dias de disputas começam às 8h. As equipes jogam na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, Estádio Municipal Armando Oliveira e nas escolas municipais Reitor Edgar Santos, Laurita de Souza Ribeiro, Félix Joaquim de Moraes, São Thomaz de Cantuária e Caic (Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente).
Segundo Vagner Pinho Cavalcante, professor de educação física de duas escolas da rede municipal, os Jogos Escolares contribuem com a formação dos alunos. Esporte é educação, pois através dele o jovem pode crescer e se profissionalizar, diz o educador, que pelo segundo ano consecutivo coordena turmas durante o campeonato.
FINAIS
Os vencedores de xadrez, tênis de mesa e atletismo serão conhecidos na manhã deste sábado (25/10). As finais acontecem, respectivamente, na Cidade do Saber, Camelódromo e no estádio municipal Armando Oliveira.
Os jogos seguem no dia 31, quando os semifinalistas de vôlei, futsal, handebol e basquete disputam uma vaga na grande final, prevista para 1º de novembro. As partidas serão realizadas no Caic, Cidade do Saber, escolas São Thomaz de Cantuária e Reitor Edgard Santos.
Os três primeiros colocados de cada categoria e modalidade ganham medalhas e as escolas participantes troféus. Na final, ainda está programada apresentação do grupo de dança do Caic e festival de capoeira. A parte lúdica do evento começa às 8h, na Cidade do Saber.
A cerimônia de encerramento está prevista para o dia 14 de novembro, na Casa do Trabalho.
Os Jogos Escolares de Camaçari é realizado por meio de parceria entre as secretarias municipais da Educação (Seduc), Esporte e Lazer (Sedel) e Saúde (Sesau), com o apoio do Tiro de Guerra e da Polícia Militar.
Para garantir a realização do evento, a Prefeitura participa com infra-estrutura, arbitragem, material esportivo, lanche, água e transporte.

Cema e Mascarenhas disputam o primeiro jogo de futsal -