Começa 2º Encontro Internacional

Iwwa Agência
Publicado 12/11/2010 11:11:14

Teve início na tarde desta sexta-feira (12/11), em Arembepe, o 2º Encontro Internacional de Capoeira.

O evento, realizado na Praça das Amendoeiras, reuniu cerca de 500 pessoas. O objetivo do encontro é promover batizados, trocas de cordões, campeonatos, cursos e palestras.  

O primeiro dia do evento foi marcado pela distribuição de mudas de diversas espécies nativas cultivadas pelos alunos da escolinha do projeto Tamar.

Na ocasião, também foram realizadas demonstrações de percussão e manifestações de puxada de rede pelos alunos da Associação Cultural Abolição Capoeira (ACAC) e uma apresentação sobre a história da pesca em Arembepe, feita pelos alunos da Ação Griô, da escolinha do projeto Tamar.

As atividades foram finalizadas com o batizado e a troca de cordas de 300 alunos do grupo Abolição Capoeira de Arembepe e Vila de Abrantes.   

Para o professor e fundador do grupo Abolição Capoeira, Djalma Nascimento, mais conhecido como Bobô, este evento é muito importante para a comunidade, “pois além de divulgar a importância da capoeira na formação cultural e na educação dos jovens, proporciona o resgate da cidadania”. Durante o encontro o professor receberá o título de mestre.

O evento, que acontece até o dia 20 deste mês, deve reunir cerca de 1.500 pessoas, entre alunos, mestres e contra-mestres dos núcleos do grupo Abolição Capoeira de Camaçari, de grupos de capoeira de Salvador e de países como Escócia e França.

Na programação constam ainda “aulão” de capoeira Angola e Regional com mestres convidados, apresentação folclórica, reflexões sobre a preservação ambiental, caminhadas, além de mesas redondas e corridas.

Este ano o encontro trará para o Município parte da programação de comemoração dos 30 anos da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira (ABPC). Na oportunidade, será prestada uma homenagem aos diversos mestres de capoeira de Camaçari.

O 2º Encontro Internacional de Capoeira é promovido pelo projeto Pontos de Cultura da Bahia, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, da empresa Millennium Inorganic Chemicals e do Projeto Tamar.

 

Foto: Adeilson Carvalho

Encontro Internacional de Capoeira segue até o dia 20 -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.