Os meses de outubro e novembro são fundamentais no calendário da luta contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Para tornar o programa de combate à dengue ainda mais eficaz, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem ampliado as ações de prevenção à doença, que aumenta com a chegada do verão.
De casa em casa, os profissionais orientam os moradores, monitoram os estabelecimentos, tratam os reservatórios de água e inspecionam os locais de possíveis dos focos. Tudo para livrar o Município da dengue.
Só este ano, os agentes do CCZ realizaram visitas em 270.394 residências, 433.339 depósitos, além da distribuição de 8.450 capas para reservatórios.
O projeto inclui também distribuição de panfletos educativos, palestras nas escolas municipais e orientação de professores. Entre janeiro e outubro, foram feitas 353 palestras, 21 oficinas, 15 feiras de saúde e 13 mutirões de limpeza e a entrega de 452 materiais educativos. Cerca de 150 profissionais estão envolvidos na campanha.
Os agentes alertam que para o combate ao Aedes Aegypti são necessárias medidas simples como lavar os pratinhos dos vasos de plantas, guardar as garrafas vazias e de cabeça para baixo, lavar as paredes internas dos depósitos de água, não jogar lixo em terrenos baldios, cobrir os pneus e guarda-los em locais fechados.
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), a maior predominância do mosquito está em depósitos de água como tonéis, tanques e barris localizados nas residências, que respondem por 90% dos focos. De cada 10 locais de proliferação, seis estão nos tonéis, afirma o coordenador da CCZ, Marcos Nogueira.
RECURSOS
A luta contra a dengue vai ganhar nos próximos dias mais um importante aliado. O Ministério da Saúde anunciou, recentemente, liberação de R$ 9,5 milhões para a Bahia.
O valor será repassado a 45 cidades, incluindo Camaçari. Os municípios são considerados prioritários na luta contra o mosquito. O recurso ajuda a desenvolver atividades de combate à doença, que costuma apresentar maiores índices nesta época, quando a combinação de água parada com o calor amplia o número de focos.

Agentes já distribuiram mais de 8 mil capas para tanques -