Construir uma rede de mobilização social com participação popular e intensificar as ações executadas no Município no combate à dengue. Estas são as propostas do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, que também está sendo desenvolvido em Camaçari.
O pontapé inicial do projeto foi dado na manhã desta segunda-feira (20/08), durante reunião de alinhamento com os coordenadores municipais, previamente capacitados para execução do projeto.
Durante o encontro, realizado no Departamento de Vigilância em Saúde, foram definidas as visitas diagnósticas nos 10 bairros mais vulneráveis em relação à dengue. A iniciativa começa nesta segunda-feira (20/08) nos bairros Ficam, Nova Vitória, Natal e Parque Satélite e prossegue na terça-feira (21/08) nas localidades de Arembepe, Vilas de Abrantes e Barra de Pojuca, pela manhã, e nos bairros Gleba C, Phoc II e Burissatuba à tarde.
Na etapa inicial do projeto, além de realizar a mobilização da população, será feito um levantamento dos possíveis criadouros da dengue e uma observação direta do bairro para identificar fatores que possam contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, como água parada em encostas e terrenos baldios, entre outros.
O trabalho de mobilização inclui ainda a divulgação do projeto na imprensa local, reunião com governo municipal, com diferentes órgãos e secretarias e com a sociedade civil organizada (empresas, escolas, associações de bairro e outras instituições) no intuito de articular ações intersetoriais para o efetivo combate da dengue.
De acordo com a técnica da Divep/Sesab (Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), Vânia Andrade, a população é coresponsável pelas ações do projeto no domicílio. “Se cada morador dedicar dez minutos do dia para verificar a existência de criadouros na residência, o resultado será excelente e conseguiremos baixar os índices de infestação”, observa.
O projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia é desenvolvido e executado pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), em parceria com as prefeituras e com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães. No caso de Camaçari, a parceria é firmada através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde).
O projeto piloto iniciou em julho de 2010 com 12 municípios baianos selecionados entre os que apresentaram maiores índices de infestação e letalidade por dengue. Na nova etapa, iniciada este ano, foram inseridos 11 novos municípios, dentre eles, Camaçari.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Terça-feira – 21/08
8h30 às 12h / 14h às 17h – Visita aos bairros envolvidos no Projeto
Quarta-feira – 22/08
– 8h às 10h – Atendimento à imprensa no Departamento de Vigilância em Saúde
– 10h30 às 12h30 – Reunião com secretário e gestores de Saúde,
– 14h30 às 17h – Reunião com prefeito e secretários
Quinta-feira – 23/08
– 08h30 às 11h – Encontro com Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias
– 14h às 18h – Seminário de Sensibilização dos Parceiros, na Cidade do saber
Sexta-feira – 24/08
– 08h30 às 12h – reunião de avaliação
– 14h – trabalhos internos