Combate à dengue é intensificado

Iwwa Agência
Publicado 20/08/2012 04:08:24

Construir uma rede de mobilização social com participação popular e intensificar as ações executadas no Município no combate à dengue. Estas são as propostas do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, que também está sendo desenvolvido em Camaçari.

O pontapé inicial do projeto foi dado na manhã desta segunda-feira (20/08), durante reunião de alinhamento com os coordenadores municipais, previamente capacitados para execução do projeto.

Durante o encontro, realizado no Departamento de Vigilância em Saúde, foram definidas as visitas diagnósticas nos 10 bairros mais vulneráveis em relação à dengue. A iniciativa começa nesta segunda-feira (20/08) nos bairros Ficam, Nova Vitória, Natal e Parque Satélite e prossegue na terça-feira (21/08) nas localidades de Arembepe, Vilas de Abrantes e Barra de Pojuca, pela manhã, e nos bairros Gleba C, Phoc II e Burissatuba à tarde.   

Na etapa inicial do projeto, além de realizar a mobilização da população, será feito um levantamento dos possíveis criadouros da dengue e uma observação direta do bairro para identificar fatores que possam contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, como água parada em encostas e terrenos baldios, entre outros.

O trabalho de mobilização inclui ainda a divulgação do projeto na imprensa local, reunião com governo municipal, com diferentes órgãos e secretarias e com a sociedade civil organizada (empresas, escolas, associações de bairro e outras instituições) no intuito de articular ações intersetoriais para o efetivo combate da dengue.

De acordo com a técnica da Divep/Sesab (Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), Vânia Andrade, a população é coresponsável pelas ações do projeto no domicílio. “Se cada morador dedicar dez minutos do dia para verificar a existência de criadouros na residência, o resultado será excelente e conseguiremos baixar os índices de infestação”, observa.   

O projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia é desenvolvido e executado pela Sesab (Secretaria da Saúde do Estado), em parceria com as prefeituras e com a assessoria técnica e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães. No caso de Camaçari, a parceria é firmada através da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde).

O projeto piloto iniciou em julho de 2010 com 12 municípios baianos selecionados entre os que apresentaram maiores índices de infestação e letalidade por dengue. Na nova etapa, iniciada este ano, foram inseridos 11 novos municípios, dentre eles, Camaçari. 

 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Terça-feira – 21/08

8h30 às 12h / 14h às 17h – Visita aos bairros envolvidos no Projeto

Quarta-feira – 22/08

– 8h às 10h – Atendimento à imprensa no Departamento de Vigilância em Saúde

– 10h30 às 12h30 – Reunião com secretário e gestores de Saúde,

– 14h30 às 17h – Reunião com prefeito e secretários

Quinta-feira – 23/08

– 08h30 às 11h – Encontro com Agentes comunitários de saúde e agentes de endemias

– 14h às 18h – Seminário de Sensibilização dos Parceiros, na Cidade do saber

Sexta-feira – 24/08

– 08h30 às 12h – reunião de avaliação

– 14h – trabalhos internos

 

Slideshow | 2 fotos

Combate à dengue é intensificado

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.